• Letra Espírita

A AIDS e as Lições de Amor



Dezembro vermelho é o mês de prevenção a AIDS.

Por tempos o contagio pelo vírus ficou esquecido, as campanhas sobre prevenção ficaram cada vez mais escassas, fazendo o risco cair no esquecimento e a contaminação aumentar.

Junto com o resultado de um exame diagnosticando o HIV positivo, vem medos, dúvidas, incertezas, inseguranças: como vai ser a vida á partir de agora? Como contar para a família? Como contar para o parceiro? E tantas outras questões que devem surgir com o passar dos dias, uma noticia difícil de receber e de aceitar.

Um dos principais meios de contagio é o sexo sem proteção, mas não é o único. O uso compartilhado de alicate e espátulas sem a devida esterilização, agulhas e seringas, leite materno, também são meios de contagio. Na maioria dos casos a contaminação é associada ao sexo sem proteção e a troca constante de parceiros, o que não é regra. Pessoas com relacionamentos longos e estáveis, também são contagiadas. Existem outros meios de contaminação, portanto, julgar ou simplesmente taxar um a pessoa como promiscua, vulgar ou inconsequente, por ser portador de HIV, vai contra os ensinamentos do mestre Jesus e leva mais inseguranças para o portador.


Quando alguém recebe uma noticia assim, fica a mercê de diversos sentimentos e expectativas, não precisa de julgamentos e preconceitos fazendo mais peso sobre uma situação por si só, difícil.

Segundo o Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, a taxa de infectados explodiu entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 e 19 anos (variação de 187,5%, com a taxa passando de 2,4 para cada 100 mil habitantes para 6,9) e de 20 a 24 (alta de 108%, passando de 15,9 para 33,1 infectados). Entre 25 a 29 anos, foi de 21%, com a taxa migrando de 40,9 para 49,5.

Em todo o país, foi registrado um aumento de 29,4% no número de casos de HIV entre idosos de 2014 para 2015. Segundo o Ministério da Saúde, foram 771 novos casos em 2014, enquanto no ano seguinte foram 998 novos casos. Já em 2016, até junho, 437 novos casos foram informados ao órgão.

Há tratamento e acompanhamento gratuito pelo SUS. Com as intervenções corretas, a carga viral, que indica a quantidade de vírus no sangue, pode se aproximar de zero, chegando a ficar indetectável nos exames.

As epidemias são instrumentos de progresso e evolução. Não somente para quem é atingido, mas por todos que recebemos grande oportunidade de colocar em pratica as lições do mestre Jesus. Ajudar e amar ao nosso próximo. Aliviar o medo e a insegurança diante do desconhecido, com afeto, amor e carinho.

Todos teremos encalços pela vida dos quais desconhecemos os motivos. Assim sendo, não há porque supor os contratempos de nossos irmãos.

Esse mês que coloca a vista um assunto que ainda é um tabu, é também o mês em que comemoramos o nascimento de Jesus. Que entre os preparativos para a ceia, compra de presentes e tantos planos, não nos esqueçamos das lições de amor e caridade que o aniversariante tão gentilmente nos deixou.

#Aids

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita