• Letra Espírita

Afinal, o que é felicidade?



Definir felicidade pode ser muito amplo. Do ponto de vista mais conceitual, felicidade é um estado ou momento de ânimo que nos traz satisfação e bem-estar. Estar feliz, é estar bem consigo mesmo e com a vida. Do ponto de vista mais biológico, felicidade é o resultado final de uma série de atividades neurais em que vários fatores, sejam eles internos ou externos estimulam o sistema do nosso cérebro responsável pelas emoções. Mas e do ponto de vista espiritual, o que é felicidade? Felicidade é algo que você constrói aos poucos, exige autoconhecimento e que você nem imagina, mas seu estado de felicidade de hoje, pode ter sido construído durantes suas diversas vidas ou encarnações.

Restringir a felicidade ao resultado físico que reflete na sua aparência material é pouco, é desperdiçar tempo. E tempo é algo tão valioso quanto sua felicidade. Alla Kardec deixou bem claro em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" que a felicidade não é deste mundo. Não significa que não devamos ser felizes, pelo contrário, devemos levar a vida com leveza e simplicidade. O que Kardec quis afirmar é que estamos aqui hoje aprendendo e vivendo aquilo que programamos no plano espiritual antes do último encarne.

Felicidade é abstrato e portanto não é possível mensurar o quão feliz podemos estar. Cada ser enxerga felicidade de uma forma diferente. Alguns direcionam sua felicidade aos bens materiais, grandes conquistas e até fama. Mas é importante lembrar que tudo isso ficará aqui porque pertence a esse mundo.

Victor-Marie Hugo no poema “Desejo” explica de forma objetiva que dinheiro é bom para tornar as coisas práticas, mas que uma vez por ano é importante colocá-lo na sua frente para deixar bem claro que é o dono de quem. Para outros, ser feliz é não ter grandes problemas, cuidar da saúde, passar o tempo com a família e amigos. Sim, a lista é imensa…

Nossa vida é um grande desafio. Nós não temos problemas, temos oportunidades de crescer e ajudarmos o próximo. Talvez seja difícil interpretar os sinais em alguns momentos, mas respirar fundo, analisar o contexto e ser empático, te fará um ser mais feliz, além de te ajudará na evolução espiritual, afinal você ainda tem incontáveis vidas pela frente, então seja feliz!

=====

Acesse nosso site www.letraespirita.com.br e veja as novidades do Clube. Associe-se para receber livros espíritas em casa!


#Felicidade

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita