• Letra Espírita

Astrologia

Atualizado: 12 de Set de 2019




Fernanda Oliveira

“Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.” ( Carl Jung)


Astrologia é um saber milenar grego que significa estudo dos astros, existe desde que o ser humano ousou olhar o céu.


Com o tempo, os observadores do comportamento físico dos planetas perceberam que os movimentos planetários interferiam na vida humana de variadas maneiras. A intenção da astrologia é fazer a ponte entre os humanos e o cosmos.


Astrologia apresenta aspectos da nossa personalidade, busca conhecer quem a gente é, como um GPS pessoal ensina a potencializar suas qualidades e vencer seus desafios. Auxilia a ser alguém melhor com o conhecimento das minhas luzes e sombras –domando nossos instintos e decidindo que tipo de pessoa queremos ser.


No livro O Consolador de Chico Xavier, Emmanuel elucida-nos sobre a influencia dos astros na vida do homem ; “ As antigas assertivas astrológicas têm a sua razão de ser. O campo magnético e as conjunções dos planetas influenciam no complexo celular do homem físico, em sua formação orgânica e em seu nascimento na Terra : porém, a existência planetária é sinônimo de luta. Se as influencias astrais não favorecem a determinadas criaturas, urge que estas lutem contra os elementos perturbadores , porque, acima de todas as verdades astrológicas , temos o Evangelho, e o Evangelho nos ensina que cada qual receberá por suas obras, achando-se cada homem sob as influências que merece.”


A questão 867 do O Livro dos Espíritos esclarece acerca da expressão : “ Nascer sob uma boa estrela “ esclarecendo que é “ uma antiga superstição, que prendia às estrelas os destinos do homem. Alegoria que algumas pessoas fazem a tolice de tomar ao pé da letra.”


A influência dos astros existe no corpo físico do homem e no planeta - podemos comprovar se pesquisarmos a influencia das fases da lua , das condições ambientais e climáticas no comportamento humano , mas essas alterações não atuam no caráter ou no destino do homem. Nosso destino é estabelecido pelos nossos atos.


Cada ser traz consigo para cada existência os resultados do seu desenvolvimento anterior, em existências passadas – esses resultados se encontram em estado latente no seu inconsciente, mas desde os primeiros anos de vida começa a revelar-se nas suas tendências e no conjunto das manifestações do seu temperamento.


A criatura humana, mesmo nesta existência, não está sujeita ao plano existencial terreno. São os nossos pensamentos, sentimentos, nossas emoções e desejos que determinam o nosso comportamento.


A astrologia junto com o estudo da doutrina espírita pode ser utilizada como uma maneira de reeducação pessoal, reflexão do que posso ser e devo mudar, aprofundamento de nós mesmos, auxilio do ser humano para o autoconhecimento. É um conhecimento válido e positivo se aplicado de forma coerente.


Algumas características pessoais e descritas pelos nossos signos podemos mudar com o nosso livre arbítrio, não podemos se bastar e se conformar, devemos procurar transformar, ressignificar e buscar cotidianamente a nossa reforma íntima.

É na ciência , na razão, na paciência, na perseverança, na tolerância, na empatia, na solidariedade, na plena igualdade e na fraternidade que estão os nossos horizontes. Tudo é mutável e passível de renovação e evolução.


Espiritismo é a emancipação e a superação de qualquer tipo de fanatismo ou obsessão, por um processo racional e justo.

A transformação do eu interior se faz necessário, a partir de nossas reformas morais e intelectuais. O objetivo na Terra é o progresso, fazendo o ser humano entender as suas responsabilidades. O progresso individual contribui para o progresso social e do planeta.


O espírito consciente de seus compromissos com o próximo e com o mundo não pode deixar de pensar, agir, sentir como um agente de transformação.


Trazemos características de vidas passadas, individualidade de nossa alma e não estamos totalmente evoluídos para entender tudo e ter respostas para todas as coisas. Temos muitas lições para aprender, e não seria somente uma data de nascimento nessa existência material e uma influencia astrológica que iria influenciar nossa realidade atual. Somos sujeitos a diversas interferências durante a nossa vida- influências astrológicas, culturais, psíquicas, físicas, comportamentais, sociais, espirituais, mentais, climáticas , geográficas... Cada homem recebe as influências conforme seu merecimento devendo renovar seus próprios valores.


Todos nos possuímos o livre arbítrio para agir com bom senso e desenvolver a humildade objetivando a construção de um ser humano melhor e em constante crescimento.


Vamos caminhando buscando não acreditar somente no que está escrito nas estelas, buscando a nossa reforma intima na realidade dos fatos procurando estarmos sempre caminhando com muitas energias positivas.


-Referências Bibliográficas :


Lisboa, Claudia . Os astros sempre nos acompanham – um manual de astrologia contemporânea. Editora BestSeller.2013.


Vaz, Carol. Papo Astral- Um guia astrológico para você se conhecer mais e tirar o melhor dos signos. Editora Alaúde. 2018.


Kardec, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Editora Federação Espírita Brasileira.2008.


Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos.Editora Federação Espírita Brasileira. 1997


Xavier, Francisco Cândido. O Consolador. Editora Federação Espírita Brasileira.2009.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

*O livro "Perdão: A Chave para a Liberdade" faz parte da seleção de Maio/19. Veja seleção completa do mês atual no site.



Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita