• Letra Espírita

A Vida é Uma Escola

Rennie Rossi

Quando olhamos o mundo e ele parece estar sucumbindo frente às grandes mazelas da humanidade devemos tentar olhar com mais cuidado para conseguir apreciar a verdade circunscrita na situação.


Ao nos desesperarmos, ao nos indignarmos, fechamos nossos olhos para não vermos o que está acontecendo, é reação natural ante a tragédia, a discórdia, a perversão. Mas, nos lembremos que nossos olhos não são puros, eles também maculam a paisagem.


Enquanto encarnados somos como crianças que os pais preparam para mais um dia de aula, e a escola que nos foi escolhida é o nosso dia a dia, na Terra.


Ela nos recebe com cuidados e carinho, nos possibilita as mais grandiosas observações, nos permite muitos experimentos, e pede nossa reflexão.


Como em toda boa escola, nos amparando estão uma grande quantidade de pessoas que nos passam muitas vezes despercebidas, são as pessoas que cuidam da limpeza, aquelas que nos fazem a merenda, aqueles que zelam pela boa ambientação, há ainda aqueles que não nos cabem falar todos os dias, são os administradores, a direção. Há ainda aqueles que nos incentivam, que nos proporcionam as mais belas lições, que nos põem a pensar, que nos amparam em nossas dúvidas, que nos estimulam a buscar novas soluções, a nos transformarem intimamente para que possamos dar um passo adiante em nosso caminho de evolução.


Não podemos deixar de lembrar que esse caminho não é fácil, porque depende da nossa vontade para aprender, da nossa atitude positiva, da nossa colaboração com os que estão a nossa volta e perfazem conosco o mesmo aprendizado. Para uns, ele acontece mais rápido, mas outros se deixam ficar pelo caminho, uns até mesmo se rebelam e tentam fugir de sua obrigação, esquecendo-se que é uma obrigação para consigo mesmo.


No entanto, mesmo quando isso acontece o professor não nos desampara, está sempre pronto a nos receber novamente e em sua bondade infinita, abraça a criança rebelde, acalma-a e lhe indica seu lugar, sua nova posição para o enfrentamento do aprendizado no curso da vida.


Quando o curso está para terminar, nos preparamos para homenagear aquele árduo caminho já ultrapassado, e nos encontramos novamente todos juntos para a entrega dos canudos, é nessa hora que podemos perceber o quão prazeroso foi o caminho, quantas pessoas maravilhosas estiveram presentes, o quanto foi importante todo o apoio recebido e somos agraciados pela satisfação do dever cumprido.


Neste momento, à nossa volta se comprazem e festejam conosco todos os seres do plano espiritual que mesmo à distância acreditaram que o percurso podia ser realizado, que ele teria efeito, que seria cumprido.


Não pense que tudo acaba por aí, aprendida a lição, o estudante, que tanto se esforçou ilustrando sua mente deve esforçar-se na prática, exercitando as fibras do coração a fim de alcançar a iluminação interior.


Nesta hora, vai então refletir sobre suas ações, exercitar suas competências, participar do âmbito social modificando-se a si mesmo ao mesmo tempo trabalhando caridosamente junto ao seu semelhante vai transformando-se em exemplo que aos poucos contagia os seres que estão à sua volta como também o ambiente. O estudante esforçado transforma-se aos poucos em trabalhador comprometido, realizando assim a idealização do criador auxiliando a Terra a se transformar de um mundo escola para um mundo de trabalho e amor.


Vejam meus irmãos, a vida tem muitas possibilidades, é infinita e bela, o que nos cabe no momento é nos dispor ao aprendizado, nos preparando para o trabalho porque o professor está à nossa espera.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.


*O livro "Mamãe, Estou Aqui!" faz parte da seleção de Janeiro/19. Veja seleção completa do mês atual no site.

#Vida #Escola #RennieRossi

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita