• Letra Espírita

Frustrações Inevitáveis



O processo da reforma íntima, para quem o leva realmente a sério, é paulatino e exige muita disciplina de nossa parte.

E por ser intenso e complexo, nos traz frustrações inevitáveis durante seu desenvolvimento.

Certa vez, recebemos uma mensagem psicografada em uma reunião mediúnica, onde uma senhora narrou sua última encarnação terrena de forma muito simples, dizendo que a mesma não teve nenhum brilho ou acontecimento especial.

Contou que teve família, filhos, trabalhou de forma normal, mas o que chamou a atenção na psicografia foi quando esta mulher disse que havia saído “vitoriosa” de sua jornada, pois assim que desencarnou, percebeu que tinha conquistado um bom lugar em uma colônia no plano espiritual.

Afirmou que isto se deu simplesmente porque ela tinha vencido seu orgulho e sua intolerância, nesta última vivência, conseguindo se transformar em uma pessoa mais humilde e indulgente.

Estudioso dedicado da série psicológica de Joanna de Angelis, psicografada pelo venerando Divaldo Pereira Franco, me senti de certa forma espantado. Afinal seria muito simples focar apenas em dois aspectos das minhas várias imperfeições, para então também me sentir um vitorioso em meu desencarne!

Mas, em se considerando estas verdadeiras chagas morais, o orgulho e a intolerância, quanto de esforço precisamos envidar para vencê-las durante uma única existência?

Imaginemos por quantos e quantos séculos tivemos existências nas quais mentimos, enganamos, traímos, torturamos e até matamos por questões de orgulho e de intolerância. Estes sentimentos estão tão enraizados em nossa psique, que possivelmente necessitaremos de muitas idas e vindas ao plano terreno, com preparações intercaladas no plano espiritual, para nos vermos livres destas imperfeições.

Por isto, por mais que nos empenhemos, será muito normal nos frustrarmos cada vez que cairmos durante o processo da reforma íntima; pois por mais estudo, disciplina e dedicação que tenhamos, mudar uma característica que está impressa e registrada em nosso inconsciente, é uma tarefa extremamente árdua, principalmente quando estamos imersos no corpo físico.

Precisamos aceitar que teremos estas frustrações inevitáveis sim, pois somos seres imperfeitos e carregamos uma bagagem existencial pesada.

Consideremos que a angústia e o descontentamento que estas frustrações nos causam, fazem parte de nossas provações e expiações, portanto necessários.

O importante é sabermos que qualquer esforço no sentido de melhorarmos, será reconhecido; mas para que nos tornemos “vitoriosos”, teremos que aprender a levantar após cada queda, superar nossas frustrações e continuar caminhando, tendo como objetivo nossa evolução.

=====

A seleção do mês para sócios do Clube está imperdível! Confira as novidades em www.letraespirita.com.br


#Frustações #Reformaíntima

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita