• Letra Espírita

PENSAMENTOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS


Priscila Gonçalves


Na etimologia da palavra, pensamento vem do latim pensare, que significa pensar, ou seja, avaliar, medir, comparar tomar consciência.

Conceituando o pensamento sob a luz da psicanalise, pode-se representar o pensamento pelo processo de ação interiorizada, ou o chamado ensaio para a ação onde o pensamento corresponde ao deslocamentos de energia mental, os quais visam a descarga motora de excitação.

Por meio de conexões neuronais nosso cérebro forma imagens, palavras, e toda sorte de conteúdo que chamamos de pensamento, e isto ocorre vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, ininterruptamente, até o momento que ocorre a morte cerebral.

Muito se tem discutido até mesmo na comunidade médica a respeito dos pensamentos que alimentamos e sua conexão direta com nossa qualidade de vida, e que, partindo do princípio que co-criamos nossa realidade e podemos inclusive desenvolver doenças psicossomáticas, o conteúdo de nossos pensamentos afeta diretamente nosso meio, criando uma teia complexa de situações. Mas afinal, qual a relação direta entre nossos pensamentos, nossa vida e quais as consequências esta relação produz? Primeiramente, uma explicação do Espírito Emmanuel, no prefácio da obra Sinal Verde, ditado por André Luiz e psicografado por Chico Xavier: "Não desconhecemos que todos respiramos num oceano de ondas mentais, com o impositivo de ajustá-las em benefício próprio. Vasto mar de vibrações permutadas, emitimos forças e recebemo-las. O pensamento vive na base desse inevitável sistema de trocas. Queiramos ou não, afetamos os outros e os outros nos afetam, pelo mecanismo das ideias criadas por nós mesmos. Daí o imperativo de compreensão, simpatia, aprovação e apoio de que todos carecemos, para que a tranquilidade nos sustente o equilíbrio a fim de que possamos viver proveitosamente.”


Bem sucinto em suas palavras, Emmanuel nos explica que impreterivelmente afetamos e somos afetados, pelos nossos e pelos alheios pensamentos, uma vez, fazemos parte de um todo, e estamos interligados, mesmo que existam milhões de quilômetros ou milênios de distância nos separando de outros espíritos. Portanto é necessário que sempre mantenhamos nossos pensamentos o mais elevado possível, para disseminar amor e luz em nós e ao ambiente em que vivemos.


Porém, sendo humanos e ainda dotados de vícios, paixões e traços particulares de outras vivências, nem sempre ou quase nunca conseguimos manter a boa qualidade de pensamentos, não é?

Daí a necessidade da prece, e do consumo de bom conteúdo, mesmo que as vezes seja inviável.

Nosso Planeta em atual momento passando por uma transição, somos regados todo o tempo por imagens, notícias e falas de baixo teor vibracional, e todo o Planeta ressoa assim, e então, nosso campo mental é inundado de toda a sorte de maldade e baixeza, e que nos faz alimentar maus pensamentos caso não haja uma boa dose de discernimento e um bom filtro para tanta informação.


Quanto ao relacionamento entre pensamento e matéria, já é conhecida a questão das doenças psicossomáticas dentre outras consequências, mas vou atentar para detalhes mais simples: nossas emoções e sentimentos.


Quando nutrimos pensamentos de teor elevado, automaticamente todo o nosso ser é inundado de boas emoções, como a alegria, a paz. Estas emoções em pouco tempo podem evoluir para sentimentos de gratidão e amor. Tudo que alimentamos, cresce. E não é diferente com o que pensamos.

Em contrapartida, quando nutrimos constantemente pensamentos negativos e tóxicos, as emoções inferiores como a raiva tendem a tomar conta, e podem evoluir para sentimentos ainda mais nocivos, como o ódio, que tanto envenena nossa alma.

As consequências destes sentimentos, além do mal causado em nossos corpos físicos, é a busca incessante por conteúdos e prazeres ainda mais inferiores para tentar aliviar o que sentimos.

Logo então vem a busca da pornografia e violência, por exemplo, para “descarregar” a mente.

Pobre de quem pensa que desta forma está aliviando. Pelo contrário, está piorando muito a situação. É um ciclo.

Viram que é muito mais simples que parece, mas ao mesmo tempo é complexo?

A importância de ter um filtro e absorver o que é benéfico para nós é imensa. Não é possível viver assim sempre, mas também não vivemos na lama todo o tempo. Uma hora ou outra, a busca pelo autoconhecimento, pela espiritualização independente de religião ou filosofia, e a necessidade de sentir-se melhor falam mais alto para nós, e é a essa voz que devemos dar ouvidos.

Queridos, estamos todos na Terra, pelo mesmo objetivo sucintamente: evoluir.

Porém, cada um tem o seu devido tempo e forma de trabalhar na sua evolução, mas todos, sem exceção, estão devidamente amparados e sendo monitorados pelos Amigos Espirituais. Eles nos orientam todo o tempo, e, na dúvida, podemos recorrer ao nosso Mestre de Amor, nosso tão fiel amigo Jesus. Pensar nele, pensar em seu amor, promove grandiosas mudanças, e o primeiro passo, cabe somente a nós.

Referências:

XAVIER, Francisco Cânido; LUIZ, André. Sinal Verde. [S. l.]: Petit, [20-]. Disponível em: https://centroespiritachicoxavier.org.br/livros/286.pdf. Acesso em: 18 abr. 2020.

https://www.psicanaliseclinica.com/como-funciona-o-pensamento/ - Acesso em: 18 abr. 2020


=====

Este incrível livro do Samuel Gomes, faz parte da seleção do mês de Maio/20.

Conheça este e os demais livros de Maio/20 em: https://www.letraespirita.com.br/selecao


Planos: 01 livro por mês

Promoção: assine no Cartão

Pague na primeira mensalidade, no Cartão por apenas R$ 22,00

As demais mensalidades o preço será o normal: R$ 26,00


Clique aqui


Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita