• Letra Espírita

Personalidades Espíritas: Emmanuel

Atualizado: 7 de Jul de 2019



Joice Pereira


Conhecido pelas psicografias com Chico Xavier, Emmanuel está presente em grandes obras do médium, mas afinal quem foi Emmanuel?

O próprio espírito fala de suas encarnações, e de como passou a aceitar os ensinamentos do Cristo e a trabalhar com o mesmo, em alguns de seus livros psicografados por Chico Xavier. De um político em Roma a.C, a escravo e padre, Emmanuel narra suas experiências desde o momento que conheceu o próprio Cristo, à luta pelo cristianismo, contando então como foi evoluindo em cada encarnação até se tornar um colaborador importante da causa espírita. Sua história pode ser encontrada em obras como: ''Há Dois Mil Anos'', ''50 Anos Depois'', ''Ave Cristo'' e ''Renúncia''.

Seu primeiro contato com Chico Xavier, foi no ano de 1931, onde Emmanuel indaga à Chico:

- Está mesmo disposto a trabalhar na mediunidade?

- Sim, se os bons espíritos não me abandonarem.

- Você não será desamparado, mas para isso é preciso que trabalhe, estude e se esforce no bem.

- O senhor acha que estou em condições de aceitar o compromisso?

- Perfeitamente, desde que respeite os três pontos básicos para o serviço.

- Qual o primeiro ponto?

- Disciplina.

- E o segundo?

- Disciplina.

- E o terceiro?

- Disciplina, é claro. Temos algo a realizar. Trinta livros para começar.

Ai então, nascia uma grande parceria que obteve frutos muito importantes para a Doutrina Espírita. Emmanuel nos trouxe romances inspiradores, como ''Paulo e Estevão'', que conta a história do apóstolo Paulo e todos os entraves que sofreu naquela época. Assim como trouxe também diversos conhecimentos da ciência, filosofia, química, biologia, entre outros, que podem ser encontrados no livro ''O Consolador''.

Emmanuel acompanhou Chico Xavier, como seu mentor e amigo, guiando o médium nesse grande trabalho, mas também foi colaborador do ''Evangelho Segundo o Espiritismo'', com Allan Kardec (conferir ''O Evangelho Segundo o Espiritismo'', Cap XI, O Egoísmo). Suas obras trouxeram esclarecimento de assuntos mais atuais, que ainda não ocorriam no período das obras de Allan Kardec, ajudando a esclarecer e a amadurecer mais o trabalho do espiritismo.

Chico Xavier informou que Emmanuel havia reencarnado no ano de 2000, no interior de São Paulo e que se tornaria um professor importante nessa transição planetária. Ainda não se tem conhecimento sobre essa atual reencarnação, nem se imagina quem possa ser, apesar das diversas especulações, mas o próprio Chico disse que seria seu mentor, assim como Emmanuel foi mentor dele, e que o acompanharia nessa encarnação atual.

Suas obras têm conteúdo muito importantes para o estudo do espiritismo, com assuntos mais atuais no campo da ciência, filosofia, tecnologia e por aí vai, além de seus romances com histórias reais e envolventes que conforta corações até hoje.

Emmanuel não foi somente o mentor de Chico Xavier, foi também uma conexão direta com o mundo espiritual, que pôde ser acessível a todos nós, através de suas obras marcantes. Suas histórias nos ajudam a compreender melhor a evolução que temos passado, assim como trazem esclarecimentos para diversas dúvidas que nos aparecem diante de tantos acontecimentos que marcam o planeta Terra nessa transição para a evolução.

#Emmanuel #JoicePereira #PersonalidadesEspíritas

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita