• Letra Espírita

A Transexualidade e o Perispírito

Atualizado: 30 de Set de 2019




Por: Rafaela Paes


De acordo com o que nos ensina a Introdução de O Livro dos Espíritos, o períspirito é “o que prende o corpo ao Espírito, é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede nos fenômeno das aparições”.


No livro Evolução em Dois Mundos, pelo espírito André Luiz, psicografado pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira, o períspirito é “formação sutil, urdida em recursos dinâmicos, extremamente porosa e plástica, em cuja tessitura as células, noutra faixa vibratória, diante do sistema de permuta visceralmente renovado, distribuem-se mais ou menos à feição das partículas coloides, com a respectiva carga elétrica, comportando-se no espaço segundo a sua condição específica, e apresentando estados morfológicos conforme o campo mental a que se ajusta”


Portanto, ainda segundo o mesmo livro, uma das propriedades do períspirito é a plasticidade, ou seja, o períspirito se molda conforme o comando da mente, contudo a alteração da forma perispiritual é limitada de acordo com o grau evolutivo da criatura.


Se analisarmos o conceito de transexualidade, esta é a condição de um indivíduo cuja identidade de gênero é diferente daquela que lhe foi designada pelo nascimento, ou seja, seu sexo biológico. Diante dessa dualidade entre a identidade e a biologia, a pessoa busca fazer a transição para o gênero oposto, ao qual ele se identifica, e isso pode se dar com intervenção médica: redesignação sexual (cirurgia de mudança de sexo) ou feminilização/masculinização, dependendo do caso, por meio da administração de hormônios.


Portanto, verifica-se que a mente, o pensamento do transexual está adequado ao sexo com o qual ele se identifica, sendo apenas o seu corpo que demonstra a diferença.


De acordo com o ensinamento de Emmanuel, “o períspirito é, ainda, corpo organização que, representando o molde fundamental da existência para o homem, subsiste, além do sepulcro, de conformidade com o seu peso específico. Formado por substâncias químicas que transcendem a série estequiogenética conhecida até agora pela ciência terrena, é aparelhagem de matéria rarefeita, alterando-se de acordo com o padrão vibratório do campo interno. Organismo delicado, extremo poder plástico, modifica-se sob o comando do pensamento.


Conclui-se, dessa forma, que o períspirito sofre com alterações comandadas pelo pensamento, pela mente. A fixação mental pode ocasionar mudanças, lesões perispirituais. Se fizermos a junção com o conceito de transexualidade, verifica-se que o pensamento do indivíduo encontra-se em consonância com o que ele busca com a alteração de seu corpo, sendo que, dessa forma, não há que se falar em deformação ou lesão perispiritual nos casos de cirurgia de redesignação sexual ou nos casos de administração hormonal.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se


Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita