Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita

  • Letra Espírita

Visão Espírita da Homossexualidade

Atualizado: 2 de Set de 2019



A questão da homossexualidade gera ainda muitos debates. Qual a visão espírita da homossexualidade?


A doutrina espírita nos ensina que não existe diferença entre os seres humanos e todos são filhos de Deus. Vale lembrar que o espiritismo não é contra a homossexualidade, mas sim, contra qualquer tipo de desrespeito, discriminação.


E ainda, o espiritismo não possui dogmas, já que ele prega o aprendizado constante em ciclos de experiências. A doutrina codificada por Allan Kardec é baseada na filosofia, ciência religião e juntas nos ensinam da melhor maneira possível o caminho do progresso moral.


Visão espírita da homossexualidade


Allan Kardec, na questão 200, de O Livro dos Espíritos, pergunta os espíritos superiores:


Têm sexos os Espíritos?


Resposta: “Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”


Ou seja, os espíritos não tem sexo. O espiritismo nos ensina também que um homem pode vir como mulher na próxima encarnação e vice- versa.


O Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher, numa nova existência, e vice-versa?”


“Resposta: Sim, pois são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres.” (Pergunta 201, de O Livro dos Espíritos)


Chico Xavier no programa Pinga Fogo, também tratou do tema. De acordo com o médium, a homossexualidade é uma condição da alma humana e não deve ser considerada como fenômenos espantosos e atacáveis pela humanidade.


“Tanto como acontece com a maioria que desfruta de uma sexualidade dita normal, aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito.” (Chico Xavier)


Segundo Orlando Nussi, no programa Manhã Boa Nova, a homossexualidade pode estar relacionada a espíritos que reencarnam somente em um corpo de sexo, e ao reencarnarem em outro (corpo) carregam sensações que foram experimentadas em outras encarnações.


Preconceito


E hoje em dia, em pleno século 21, seja em casa, na rua e até mesmo em Centros Espíritos, o homossexual sofre preconceito, já que muitos membros não sabem conviver de modo fraternal.


Centros Espíritas


O Centro Espírita é um lugar fraternal, de acolhimento. E ainda, o C.E deve ser um lugar de amparo, além de apresentar- se como diferencial para aqueles que buscam ajuda. Já em relação aos trabalhadores, eles devem ter conhecimento tanto do aspecto doutrinário como do aspecto científico.


Os homossexuais podem dar passe? Ser dirigente | presidente de um Centro Espírita?


Porque não?? Assim como qualquer outro ser humano, eles possuem todo o direito de participar das atividades, seja como espectador ou como expositor doutrinário, médium psicofônico, evangelizadores de crianças, etc.


Jesus nos ensinou que devemos amar ao próximo, independente de sua classe, cor, opção sexual, cargo. E seu ensinamento sobre a caridade é o exercício da benevolência para com todos, indulgências para as imperfeições e o perdão das ofensas.


Fonte: RBN

=====

Associe-se ao Clube do Livro Letra Espírita e receba em casa livros espíritas todos os meses! Veja mais em www.letraespirita.com.br