Tópicos

A Culpa Não é do Obsessor



Não adianta culpar as estrelas, a inveja alheia, os inimigos, a corrente que não repassou no whats, o obsessor... Deus... o Diabo... o universo que conspirou contra...

A culpa é sua mesmo!

Tudo na vida é sintonia. Portanto, tudo que está acontecendo na sua vida, você gostando ou não, você atraiu por pensamentos, por ações (ainda que não tenha plena consciência) e por merecimento (não cai uma folha que não seja da vontade de Deus), seguindo a lei do retorno - ação e reação - causa e efeito). Mas porque tenho que passar por tal coisa? Sempre fui tão boa. Diria até que 'otária' em algumas situações, mas aí que tá. A vida com toda sua sabedoria e justiça, nos coloca frente a frente com aquilo que somos e não com o que idealizamos ou queremos passar para os outros.

No momento em que você tem pelo menos duas escolhas e opta por aquilo que vai fazer mal a si ou a alguém, você está contraindo um débito.

Tem gente que gasta sem nem pensar como vai pagar, né? Desse jeitinho faz com sua vida. E ainda diz: "Ah deixa que na próxima encarnação eu pago" sem se dar conta da bobagem que está falando.

Sabe banco, que quanto mais você adia o pagamento, mais juros vão rolando até você ficar com as mãos na cabeça sem saber como pagar? Assim também ocorre na vida. Enquanto você não parar de culpar o diabo e o mundo por tudo que passa, e tomar para si as rédeas da sua vida continuará empurrando suas responsabilidades com a barriga e sucessivamente atraindo sofrimento.

Tudo que nos ocorre tem uma razão e uma lição a nos ensinar. Então em vez de culpar quem quer que seja pergunte: O que devo aprender com isso? E como devo reagir diante desse fato? Em "O livro dos Espíritos" temos: 511. A cada indivíduo achar-se-á ligado, além do Espírito protetor, um mau Espírito, com o fim de impeli-lo ao erro e de lhe proporcionar ocasiões de lutar entre o bem e o mal?


“Ligado, não é o termo. É certo que os maus Espíritos procuram desviar do bom caminho o homem, quando se lhes depara ocasião. Sempre, porém, que um deles se liga a um indivíduo, fá-lo por si mesmo, porque conta ser atendido. Há então luta entre o bom e o mau, vencendo aquele por quem o homem se deixe influenciar.” 518. Assim como são atraídos, pela simpatia, para certos indivíduos, são-no igualmente os Espíritos, por motivos particulares, para as reuniões de indivíduos? “Os Espíritos preferem estar no meio dos que se lhes assemelham. Acham-se aí mais à vontade e mais certos de serem ouvidos. É pelas suas tendências que o homem atrai os Espíritos e isso quer esteja só, quer faça parte de um todo coletivo, como uma sociedade, uma cidade, ou um povo. Portanto, as sociedades, as cidades e os povos são, de acordo com as paixões e o caráter neles predominantes, assistidos por Espíritos mais ou menos elevados. Os Espíritos imperfeitos se afastam dos que os repelem. Segue-se que o aperfeiçoamento moral das coletividades, como o dos indivíduos, tende a afastar os maus Espíritos e a atrair os bons, que estimulam e alimentam nelas o sentimento do bem, como outros lhes podem insuflar as paixões grosseiras.” Kardec pergunta na questão 919 de "O Livro dos Espíritos": Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal?

E o Espírito de Verdade responde: “Um sábio da antiguidade vô-lo disse: Conhece-te a ti mesmo.” Só tendo pleno conhecimento das tuas fraquezas que poderá trabalhar para vencê-las dia a dia, no constante exercício do orai e vigiai como nos orientou Jesus.

=====

Saiba mais sobre Espiritismo recebendo em sua casa livros espíritas! Associe-se em www.letraespirita.com.br



Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita