Tópicos

Compreendendo o Viver na Visão Espírita


Milena Maia

É da compreensão de muitos que os fatos da nossa vida estão relacionados à resgates de erros passados, à pendencias mal resolvidas, à reflexos das decisões do hoje e por algumas vezes, a reencarnação está relacionada à missões de auxílio e amor.


Possuindo essa compreensão, os reencarnados da atualidade necessitam aprofundar no conhecimento de si mesmo para entender as dificuldades que batem à porta. Por causa da sua condição imperfeita, num primeiro momento, pode-se esperar uma recusa imediata dos acontecimentos, por acreditar não ser justa a infelicidade que o visita. Normalmente, o homem se coloca na posição de um ser infeliz ou injustiçado por essas circunstâncias.


Seguindo por esta linha de raciocínio, sobre a Justiça Divina para como os homens, é imprescindível relembrar a orientação encontrada na questão 171 do Livro dos Espíritos sobre a Justiça da Reencarnação, que diz “... Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova.


Não obraria Deus com equidade, nem de acordo com a sua bondade, se condenasse para sempre os que talvez hajam encontrado, oriundos do próprio meio onde foram colocados e alheios à vontade que os animava, obstáculos ao seu melhoramento.”


“...A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste em admitir para o Espírito muitas existências sucessivas, é a única que corresponde à ideia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se acham em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provações.”


É crucial o posicionamento do ser humano frente as adversidades, pois elas chegam para servirem de ensinamento.


Imagina-se a Terra como a grande escola de treinamento para espíritos em estágio de imperfeição. Todos estão matriculados em turmas, todas têm o dia certo para começar e dependendo do comportamento de cada indivíduo, dada as observâncias acerca das Leis Divinas e obediência a elas, dia certo de terminar. Poderá haver ainda a prorrogação do treinamento na Terra, se assim for útil ao triunfo do Bem. Também poderá antes do prazo previsto, findar o treinamento, devido ao próprio comportamento que foi rebelde e negligente as Leis do Pai.


E a medida que progride no treinamento, vencendo os desafios que se apresentaram, outros novos surgirão, para uma nova lição que necessita o espírito aprender. Quando o homem chegar à conclusão que a vida nada mais é do que um abençoado campo de treinamento para perfeição que o aguarda, compreenderá que para tirar nota 10 na prova existencial, deverá rogar a Deus por sabedoria e humildade, para compreender com Amor as provas que lhes pertencem.


=====

Conheça nossa seleção do mês, está imperdível www.letraespirita.com.br


*O livro "O Evangelho de Paulo", faz parte da seleção de Março/19. Veja seleção completa do mês atual no site.




Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita