Conheça a Equipe um Som, grupo de música espírita

Você já ouviu falar em música espírita? Certamente muitos de vocês consideram que as músicas espíritas se resumem apenas em hinos como Bezerra de Menezes, Quanta Luz, etc... mas em verdade a música espírita vai muito além dos hinos! Existem diversos cantores, cantoras e bandas espíritas que realizam o trabalho de divulgação doutrinária por meio das músicas, em diferentes estilos.
Trazemos hoje para vocês uma entrevista com a Equipe um Som, um grupo de música espírita composto por jovens do Estado do Espírito Santo.
Neste ano de 2018 a Equipe está sendo composta por Anne Xavier, Daniel Silva, Larissa Senna, Matheus Lisboa, Paulinho, Samsara Esteves, Sophia Roldi, Beatriz de Paula, Brenda de Paula, Bruno Paiva e Caio Luis. A coordenação da Equipe fica por conta das jovens Anne e Sophia.
Leia abaixo a entrevista que realizamos e conheça mais sobre este projeto!
Qual foi a principal motivação para trabalharem com a arte espírita, em especial, com a música?
A Equipe Um Som já mudou diversas vezes sua formação, pois as pessoas vem e vão, mas o trabalho permanece. Acho que podemos dizer que todos que já fizeram ou fazem parte da equipe começaram pela afinidade com a música e com o espiritismo. É a vontade de trabalhar pela doutrina espírita unida à nossa paixão pela música. À medida que vamos nos envolvendo no trabalho vamos compreendendo cada vez mais a importância da música na evangelização, na harmonização, em tocar corações, e isso nos motiva ainda mais a continuar.
Como são realizadas as escolhas dos membros? Qualquer um pode fazer parte da Equipe ou há alguma restrição?
Desde o início, a Equipe de Música DIJ/FEEES (Departamento de Infância e Juventude da Federação Espírita do Estado do Espírito Santo), hoje Equipe Um Som, já passou por diversas mudanças e fases, e a forma de selecionar novos membros acompanhou todas elas. O trabalho é aberto a toda pessoa que queira participar, basta que esteja de acordo com as demandas e necessidades de trabalho do grupo, seja um jovem envolvido em atividades de sua casa espírita e esteja disposto a atender às oportunidades de trabalho com boa vontade e dedicação, pois não podemos esquecer que somos uma equipe de trabalho da FEEES e estamos sempre prontos para atender às tarefas. Geralmente temos uma data no início do ano para recepcionar novos membros, e isso é sempre divulgado em nossas redes sociais. Quem quiser, é só chegar. Quanto mais almas desejando trabalhar através da música espírita, melhor! É sempre um momento muito feliz para nós!
Como são realizadas as composições? São ideias escritas dos próprios membros do grupo ou inspirações dos amigos espirituais?
A Um Som toca músicas não só de autoria própria, mas também de outros compositores parceiros no trabalho, do Espírito Santo e também de outros estados, com o objetivo de divulgar cada vez mais a música espírita. Nossas composições com certeza sempre têm muita inspiração dos amigos espirituais, por vezes muito mais do que imaginamos. E une-se a isso o compositor que, com uma ideia que muitas vezes surge inesperadamente, vai trabalhando para que aquela inspiração chegue a sua forma final e finalmente se transcreva em música. O que todas tem em comum é o conteúdo doutrinário, sempre de acordo com as obras básicas.
Percebemos que vocês possuem um estilo moderno e jovem, com músicas animadas e agitadas, saindo um pouco do tradicional que são músicas calmas e hinos. Vocês notam que há boa aceitação? Por que optam por trazer ao público esta variedade?

A Equipe Um Som nasceu para trabalhar pelo Departamento da Infância e Juventude, e desde sempre foi uma equipe feita por