Desenvolvimento Moral e Intelectual das Crianças
O Desenvolvimento Moral e Intelectual das Crianças é realizado por uma combinação de fatores que vão influir no processo evolutivo do espírito em questão. Apesar de visualmente identificarmos as crianças dentro do arquétipo inocente, frágil e puro, os espírito que estão crianças são seres milenares.
No longo tempo de existência, este espírito formou um nível de adiantamento de acordo com sua trajetória espiritual. O Desenvolvimento Moral e Intelectual das Crianças é um processo no qual o espírito reencarnante poderá transformar o seu íntimo, proporcionando melhores condições para a sua evolução.
A formação e transformação moral e intelectual das crianças dependem principalmente de dois fatores: o externo e o interno. No fator externo o espírito contará com a educação familiar e a instrução acadêmica.
A educação familiar tem relação direta com a formação moral dos espíritos. Os pais ou tutores serão responsáveis pela transmissão de valores e direcionamento moral às crianças. Por outro lado a instrução acadêmica, por meio das escolas, será responsável pela transmissão de conhecimento.
Esse cenário relativamente adequado infelizmente conta com variáveis que prejudicam o desenvolvimento moral e intelectual das crianças. A deficiência na educação de muitos países pobres ou em desenvolvimentos, como o Brasil, interfere diretamente no conhecimento.
As relações espirituais entre os membros das famílias também podem influenciar a evolução de um espírito recém encarnado. A família é uma instituição formada por espíritos com diferentes graus evolutivos que podem ter tido relações pregressas antes da encarnação que vivem atualmente.
Quando uma família tem um suporte espiritual e boas relações entre si, muito provável que forme, de modo adequado, espíritos com um desenvolvimento propício a evolução.
Porém, nada disso terá relevância sem o auxílio do fator interno, citado acima no texto; esse fator são as tendências e inclinações do espírito. A pureza das crianças é o estado latente da formação espiritual deste indivíduo.
Com más tendências e moralmente menos adiantado, é possível que esta criança ainda não consiga controlar-se ante suas imperfeições. Esses atrasos evolutivos e a resistência ao progresso representam essa infância espiritual.
Cada espírito, de acordo com o seu íntimo, terá que vivenciar as provas necessárias para se desenvolver e conseguir alcançar a evolução espiritual. Para tal as reencarnações estão para nós, representam a misericórdia e a bondade de Deus nos auxiliam sempre.
=====
Saiba mais sobre o Espiritismo recebendo Livros Espiritas em casa, associe-se em www.letraespirita.com.br
Fonte: RBN
Comentarios