Tópicos

Eutanásia em Animais


Rafaela Paes de Campos


Os animais de estimação, nossos pets, diferentemente do que ocorria no passado, hoje são tratados como verdadeiros membros da família. A evolução humana e a responsabilidade que ela tem em relação ao cuidado com esses seres indefesos leva a maioria de nós a trata-los com amor e carinho, embora ainda existam os que judiam e maltratam os animaizinhos, cometendo um crime tanto sob a ótica espiritual quanto da justiça terrena.


De acordo com o que nos ensina O Livro dos Espíritos em sua questão 602, os animais não estão sujeitos à expiação dos erros cometidos no passado (KARDEC, 2018, p. 206). Essa informação é corroborada pelo livro Os Animais na Obra de Deus, em que Dra. Irvênia discorre a respeito de ensinamento de Chico Xavier que aduz que “nem mesmo os animais violentos são punidos pelos seus atos, mas sim reconduzidos ao aprendizado do amor, suportando as disciplinas e restrições necessárias” (ANDRADE, 2020, p. 199).


A realidade que nos traz a Espiritualidade com suas informações é a de que tudo o que os animais, e nós, sofremos, corresponde a Lei de Progresso:


Os sofrimentos dos animais pertencem aos aprendizados necessários para cumprirem a lei do progresso, a qual estão sujeitos, porém eles não progridem por vontade própria. A liberdade dos animais é limitada e não estão sujeitos à expiação, progredindo assim por força (FEAL, 2018, on-line).


Assim sendo, diante dessa ausência de liberdade em progredir, resta clara a informação de que nós seres humanos somos os responsáveis por cuidar e auxiliar os animais em seu progresso. A nós é dada a missão de proteger, cuidar e garantir que eles tenham uma encarnação proveitosa e feliz. Trata-se de um bem que fazemos a estes que são indefesos e menos elevados do que nós na escala espírita (FEAL, 2018, on-line).


Desta forma, quando nos deparamos com a realidade dessa nossa obrigação, muitos se questionam a respeito da eutanásia animal, quando se tira a vida daquele que se encontra enfermo.


A eutanásia animal consiste na ação de um médico veterinário que, diante de tal decisão, aplica anestésicos que inibem a dor vivida pelo animal e tira-lhe a consciência. Quando a dose letal é injetada no corpo do animalzinho, a equipe espiritual então presta assistência auxiliando no desencarne (FEAL, 2018, on-line).


O médico veterinário e escritor espírita, Marcel Benedeti explica-nos que a eutanásia pode sim ocorrer quando esgotadas todas as alternativas médicas de tratamento e cura. Quando ocorrida nesse contexto, não há qualquer reprovação moral na sua execução, eis que a medicina terrena já não oferece recursos para amenizar os sofrimentos do animal (FEAL, 2018, on-line).


Entretanto, relembrando nosso dever de cuidado junto a esses irmãos, a eutanásia, quando praticada por comodidade, é sim reprovável. Por exemplo, há lugares em que se sacrifica animais que não foram adotados dentro de um período predeterminado, há pessoas que sacrificam seus pets por não ter paciência suficiente para realizar os cuidados que ele demanda (FEAL, 2018, on-line).


Em tudo há que haver bom senso! Se a nós cabe o papel de auxiliar os bichinhos na sua evolução, precisamos proporcionar a eles os meios de ter uma vida saudável. Quando esses meios não mais existem, a eutanásia é alternativa para amenizar as dores daqueles que não possuem dívidas a serem pagas... Caso contrário, é erro, eis que temos racionalidade e inteligência já bastante desenvolvidas.


=============

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Geziel. Os animais na obra de Deus. 3ª reimp. Maio 2020 – Capivari/SP - Editora EME.

FEAL. Eutanásia de Animais na Visão Espírita. 2018. Disponível em: https://tvmundomaior.com.br/eutanasia-de-animais-na-visao-espirita/?fbclid=IwAR30FvgsfaUUL4RORcTObotpsdrEM3zXE0Lre32VEV-ggP0C5UjwA4abRzs. Acesso em: 06 de dezembro de 2021.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, Tradução de Matheus Rodrigues de Camargo – 23ª reimp. nov. 2018, Capivari/SP: Editora EME.

1.021 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves