Os Espíritos podem escrever?
No Livro dos Médiuns encontramos os estudos acerca da Pneumatografia ou escrita direta. O termo Pneumatografia vem do grego Escrita dos Espíritos, um fenômeno mediúnico raro sem nenhum intermediário.
O capítulo XII, da obra O Livro dos Médiuns, ressalta a diferença entre a Pneumatografia e a Psicografia. A psicografia é a transmissão do pensamento do Espírito através das mãos dos médiuns. No caso da Pneumatografia a escrita é direta no papel através da manipulação da matéria.
Segundo O Livro dos Médiuns, a Pneumatografia é obtida pelo “recolhimento, a prece e a evocação”. Apesar de serem realizadas em locais como igrejas, túmulos e pés de estátuas, as escritas diretas podem ser obtidas em lugares comuns como um simples móvel doméstico.
O item 177 do capítulo XIV nos relata que através desse fenômeno é possível obter traços, sinais, letras, palavras, frases a até mesmo páginas inteiras. Nos estudos da escrita direta, foi colocado um pedaço de papel dobrado em um lugar qualquer, ou designado pelo próprio espírito.
O tempo em que os estudiosos esperaram para o resultado da escrita, variou de dez à pouco mais de quinze minutos. Frequentemente a substância encontrada na escrita era acinzentada, parecida com chumbo, outras vezes semelhantes a lápis vermelho.
Em comunicação mediúnica o Espírito São Luís nos esclarece que os espíritos com um grau elevado podem produzir objetos tangíveis, como no caso da escrita no papel.
“A prece e o recolhimento são condições essenciais”, portanto a Pneumatografia apenas ocorre em reuniões sérias. As pessoas devem ter sentimentos simpáticos e benevolentes e o propósito do estudo e esclarecimento da doutrina espírita.
=====
Conheça mais sobre outros temas espíritas recebendo livros espíritas em sua casa, acesse www.letraespirita.com.br
Fonte: RBN
Comments