top of page
Tópicos

Penas Futuras na Visão Espírita


O que podemos entender por penas futuras na visão espírita?


A doutrina espírita nos ensina que a crença, no que diz respeito às penas penas, não se baseia em uma teoria preconcebida (não é um sistema que substitui outro sistema), mas sim, em constantes observações que são oferecidas pelas almas.


E ainda, o espiritismo nos ensina também que o espírito quando reencarna traz consigo tendências de outras encarnações. Com isso, é submetido às provas e expiações, e a Lei de Causa e Efeito.


Penas futuras na visão espírita


Para a doutrina espírita às penas futuras dizem respeito a Lei de Causa e Efeito.


Na obra O Céu e o Inferno, Kardec, diz que as impressões morais que estão presentes no íntimo dos espíritos são transferidas para o corpo, e assim, consequentemente para as atividades terrenas.


“Um homem não é músico porque tem o dom da música e sim tem o dom da música porque seu Espírito é músico”.


E completou:


“O Espírito, é assim, artesão de seu próprio corpo, que molda por assim dizer para adaptá-lo a suas necessidades e à manifestações de suas tendências”.


Já no que diz respeito às atitudes morais de um espírito encarnado, elas são um reflexo do grau de adiantamento moral, mais ou menos elevado, de acordo com o seu estágio evolutivo. Portanto, é possível, moldarmos, inclusive o corpo. Os pensamentos, as emoções, a racionalidade.


Lei de Causa e Efeito


Esta lei nos ensina que todo princípio gera um efeito inteligente. Caso o espírito, apto a se responsabilizar por suas atitudes, insista em suas imperfeições morais, terá penas futuras a serem saldadas.


Portanto, só haverá penas futuras, se eventualmente, o espírito que for moralmente menos evoluído insistir nas imperfeições. Por isso, existem as provas e expiações. Ou seja, elas fazem valer os efeitos das imperfeições morais.


Como é possível diminuir as provas das penas futuras?


Através do livre-arbítrio. Deus não pune, não castiga. Como o espírito possui o livre-arbítrio, ele será responsabilizado de maneira proporcional à sua inteligência. É pelo desenvolvimento intelectual que será possível se depurar moralmente, diminuindo assim, as provas das penas futuras.


Doutrina espírita


O espiritismo permite que o espírito saia da inércia e da ignorância moral. Já que, por meio da fé, equilibrada entre a razão e a emoção, possui a capacidade de direcionar o espírito ao caminho do aprendizado e do aperfeiçoamento moral.


Portanto, desenvolva suas inteligências morais e intelectuais. E disponha – se ao estado de regeneração do planeta Terra e dos espíritos.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

*O livro "Nas Trilhas do Umbral" faz parte da seleção de Junho/19. Veja seleção completa do mês atual no site.

Fonte: RBN

441 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
Postagens Recentes
Postagens Populares