top of page
Tópicos

Penitenciárias Espirituais: O Momento de Evolução em Outros Planetas


Amanda Teixeira Dourado


Sim, as penitenciárias espirituais existem, porém, muitos não sabem disso. Com certeza, ao lerem um pouco mais sobre o assunto, entenderão onde se encontram os espíritos em condições de cumprir sua estrada evolutiva.


Segundo o mineiro Geraldo Lemos Neto, responsável por preservar a memória de Chico Xavier, em uma de suas conversas, Chico relatou:


‘’Em nosso sistema solar, temos penitenciárias espirituais que são: Plutão, Mercúrio e na nossa Lua terrena’’.


Acredito que em um primeiro momento, você leitor, apenas acreditava que existia o famoso umbral, não é mesmo? Mas não existe apenas o umbral, o destino para os irmãos que estão em baixa vibração.


Nem sempre o umbral é considerado o lugar adequado para alguns, e sim as penitenciarias espirituais que se encontram em outros planetas. Isso mesmo, planetas! Aproveito para falar sobre os termos penitenciárias e prisões. Podem soar forte, mas vamos atribuir a lugares onde essas almas estão em recuperação, assim como numa escola, no qual seus integrantes estão lá para aprender.


‘’Deve-se considerar que na Terra não está a Humanidade toda, mas apenas uma pequena fração da Humanidade. (O evangelho segundo espiritismo cap III)’’.


Vejamos a questão 55 do ‘’O Livro dos Espíritos’’, que nos informa que o planeta Terra não é exclusivo:

‘’São habitados todos os globos que se movem no espaço? Sim e o homem terreno está longe de ser, como supõe, o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Entretanto, há homens que se têm por espíritos muito fortes e que imaginam pertencer a este pequenino globo o privilégio de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que só para eles criou Deus o Universo.” Deus povoou de seres vivos os mundos, concorrendo todos esses seres para o objetivo final da Providência. Acreditar que só os haja no planeta que habitamos fora duvidar da sabedoria de Deus, que não fez coisa alguma inútil. Certo, a esses mundos há de ele ter dado uma destinação mais séria do que a de nós recrearem a vista. Aliás, nada há, nem na posição, nem no volume, nem na constituição física da Terra, que possa induzir à suposição de que ela goze do privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de milhões de mundos semelhantes.’’


Hoje, nós encarnados, nos encontramos no planeta Terra, estamos em um mundo de expiação e provas, que é a atual situação da Terra, no qual o mal prevalece e é essa a razão de tantas tragédias, maldades que o homem vive. Todos nós já passamos por estágios evolutivos, e agora, na Terra, temos a necessidade e a oportunidade de experimentar as situações cruéis que nos ocorrem, para entendermos, evoluirmos e valorizarmos o bem. Situação de miséria, fome, doenças e sofrimentos, que alguns encarnados devem passar por, para que prosperem. No mundo de provas e expiações existe muita maldade, e temos muito que aprender, mesmo assim existem almas que praticaram o mal ainda mais de maneira grandiosa, severa, e é a partir desse mundo que algumas almas são direcionadas as prisões espirituais.


Qual o objetivo das penitenciárias espirituais?


As prisões espirituais não servem como castigo, e sim por amor e misericórdia ao próprio condenado e todos os prejudicados por ele. Um ato de misericórdia pela carga negativa que a alma esteja transportando, ou sendo obsediado. É fornecida a chance para se arrepender. Vítimas e familiares das almas destinadas às prisões, também são beneficiadas, pois muitos podem estar sedentos de vinganças e assim atrasariam suas evoluções, focariam em ódio atras dessa alma, e autoprejudicaria sua jornada. Tudo tem seu fundamento, Deus é justo em todos os detalhes. Ou seja, aos espíritos destinados as penitenciárias espirituais, o objetivo maior é a proteção, e a chance de eles cumprirem uma ‘’pena’’ devida aos seus erros gravíssimos, de terem oportunidade que, em outros planetas, por exemplo, esses espíritos não conseguiriam evoluir, pois a chance de serem desvirtuados e interrompidos, seria grande.


Como funciona cada prisão?


Lua: local de transmigração de almas de espíritos muito devedores que promoveram guerras, corrupções massivas, que levou pessoas a fome, que promoveram grandes estragos.


Segundo o livro "Valiosos Ensinamentos com Chico Xavier” de Cezar Carneiro de Souza, o capítulo "Os exilados do planeta " diz:


‘’Em conversa fraterna com Heigorina Cunha, distinta amiga, médium espírita da cidade de Sacramento (MG), comentávamos sobre os momentos de dificuldades por que passa a humanidade.

Aquela companheira contou-me interessante conversa que tivera com Chico Xavier:

"Ao me aproximar, após cumprimentá-lo, disse-me:

— Heigorina, você também escuta o choro e as lamentações deles, não escuta?!

— De quem Chico? Não estou entendendo.

E ele explicou:

— Os espíritos rebeldes ligados ao mal estão sendo excluídos da Terra. Com a permissão de Jesus, os Benfeitores Espirituais os levam para a Lua. De lá são conduzidos para mundos bem mais inferiores que o nosso. Mediunicamente, ouço o choro deles.

Observando o meu espanto, ele concluiu:

— A Lua é uma plataforma da Terra. Você também escuta os lamentos, não é?...’’