top of page
Tópicos

O Perdão das Ofensas



Todos nós já nos deparamos com pessoas que nos magoaram. Os pensamentos que geralmente vem a cabeça diante dessas situações são: “você não devia ter feito isto comigo”, “você me decepcionou”, “estou chateado”. Essas palavras vão formando uma nuvem escura sobre o coração, essa nuvem é conhecida como mágoa. Observe bem esta palavra: MÁGOA (Má + água) = água ruim, não deve ter um gosto nada bom. Diante dessa percepção chegamos á conclusão do significado dela: sentimento de tristeza, desgosto, ressentimento e é a principal barreira para se chegar ao perdão.

Quando Jesus diz que não devemos perdoar até sete vezes e sim setenta vezes sete vezes, Ele queria nos repassar o aprendizado de que a Misericórdia não deve ter limites, e uma das coisas que ela consiste é no esquecimento das ofensas. Isso é próprio da alma elevada, que está acima do mal que lhe quiseram fazer. Mas por que perdoar, uma palavra tão nobre, é uma tarefa difícil de se cumprir? A razão principal para que haja tanta dificuldade em se perdoar é que muitos não sabem o verdadeiro significado do “perdão” ou se sabem não estão disposto a perdoar verdadeiramente. Antes de continuar a ler o texto, pare um pouco e pergunte a si mesmo: “O que o perdão representa para mim? Eu o pratico?”

No Evangelho Segundo o Espiritismo, há uma passagem que diz: “Tu perdoarás, mas sem limites. Perdoarás ainda que a ofensa te seja te seja feita muitas vezes. Ensinarás aos teus irmãos o esquecimento de si mesmos, que os torna invulneráveis a agressões, aos maus procedimentos e ás injúrias. Serás doce e humilde de coração, nunca medindo tua mansidão e brandura. Farás, enfim, o que desejas que o Pai celestial faça por ti. Não tem Ele te perdoado sempre? Acaso conta as inúmeras vezes em que seu perdão vem apagar as tuas faltas?”

Temos no cérebro uma memória que registra todos os fatos, por isso quem perdoa não tem que necessariamente esquecer o fato ocorrido, mas é preciso esquecer no sentido de diluir a mágoa, o ressentimento. O ato do perdão de verdade é uma demonstração de força, não de fraqueza, é feito com o coração e não só com os lábios, por isso quando se diz: “eu perdoo, mas nunca me reconciliarei”, “eu perdoo, mas você tem que me dar algo em troca”, não está se seguindo o ensinamento de Jesus, pois o perdão não é seguido de condições.

Então, perdoe tudo o que lhe faz mal, liberte-se deste peso e inicie uma nova caminhada. Crie um novo padrão de pensamento, em que consiste em respeito, tranquilidade e amor ao próximo, sendo assim, grato por tudo o que a vida lhe proporciona, pois faz parte do seu processo evolutivo. E lembre-se: quem perdoa já cresceu no amor.

523 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page