Personalidades Espíritas: João Nunes Maia
Em 10 de novembro de 1923, na cidade de Glaucilândia, Minas Gerais, nasceu João Nunes Maia, médium e conferencista espírita brasileiro.
João era o segundo filho de Joaquim da Silva Maia e Maria Nunes Maia, e, obteve, de uma forma muito prematura, contato com a mediunidade.
Frequentemente era tido como alguém anormal, exótico. Por muitas vezes, se pegava conversando “sozinho” e não sabia de início como lidar com tudo que enfrentava.
A mãe, sempre o apoiou e, se prendia a orações. Com o passar do tempo, o jovem foi aceitando a sua mediunidade, estudando e conhecendo cada vez mais a Doutrina Espírita. Foi evoluindo e descobriu que tinha ainda outros dons, como a psicografia, a psicofonia, a clarividência e o desdobramento.
Ainda jovem, sua mãe o levou a uma benzedeira, Dona Lozinha, em busca de auxílio e orientação. Dona Lozinha era conhecida na cidade por ajudar as pessoas em seus mais diferentes problemas.
Desde então, ele passou a frequentar as reuniões na casa da benzedeira, e ela de antemão, o precaveu da importância do estudo das obras de Allan Kardec, e da magnitude de ter o conhecimento da Doutrina Espírita e de todo trabalho que ele teria dali para frente.
Desse momento em diante, ele passou a se dedicar aos estudos e aos bons hábitos, assim como a meditação.
Já adulto, foi morar em Belo Horizonte, e, chegou a Pedro Leopoldo, onde frequentou reuniões espíritas e teve a oportunidade de conhecer o médium Chico Xavier, com quem veio a ter uma amizade.
Foi em uma reunião mediúnica na União Espírita Mineira (UEM), que teve contato com o espírito de Fernando Miramez de Olivídeo, que então, se tornou o seu guia espiritual e autor de diversos livros que psicografou.
Trabalhou bastante pela Doutrina Espírita apesar de ser considerado uma pessoa muito introspectiva.
Desencarnou em 4 de setembro de 1991, aos 67 anos.
SUAS CONTIBUIÇOES PARA O ESPIRITISMO
Incentivou e divulgou a Doutrina e, também ajudou na criação de diversas casas espíritas por diversos Estados brasileiros.
Em 1955, depois de muita luta e persistência, fundou-se a Sociedade Espírita Maria Nunes (SEMAN), onde teve em seu início os estudos evangélico-doutrinários e a distribuição de sopa aos necessitados. A Sociedade abraçou diversas atividades sociais e possibilitou através de uma Editora parceira, a Edição de 62 livros que foram psicografados pelo médium;
No ano de 1958, criou a Campanha Nacional do Livro Espírita Gratuito, onde viajava pelo Brasil divulgando e disseminando a Doutrina Espírita;
No ano de 1973, recebe do espírito, a receita da POMADA VOVÔ PEDRO, que tinha o poder de harmonizar onde fosse passada. Muitas doenças e chagas foram cicatrizadas com essa pomada;
Psicografou 20 volumes da coleção Filosofia Espírita;
Deu auxílio à diversos médiuns que se encontravam instáveis espiritualmente;
Colaborou na origem do primeiro programa espírita em rádio de Belo Horizonte;
Esforçou-se em prol da valorização dos trabalhadores nas instituições espíritas;
Compartilhou gratuitamente, em Belo Horizonte, uma edição completa de O Evangelho Segundo o Espiritismo;
Por indicação de Chico Xavier, fundou a Livraria Espírita Mineira, da UEM e implementou a primeira Banca do Livro Espírita de Belo Horizonte;
Encorajou na transformação de casas de umbanda em casas espíritas;
Foi o primeiro diretor doutrinário do Hospital Espírita André Luiz; dentre outras coisas.
ALGUMAS OBRAS PSICOGRAFADAS
Alguns ângulos dos ensinos do Mestre – Miramez – Ed. Fonte Viva
Apelo aos espíritas – Miramez – Ed. Fonte Viva
Assimilação Evangélica – Espíritos diversos – Ed. Fonte Viva
Ave Luz – Português – Shaolin – Ed. Fonte Viva
Canção da Natureza – Kahena – Ed. Fonte Viva
Chão de Rosas – Scheilla – Ed. Fonte Viva
Cirurgia Moral – Lancellin – Ed. Fonte Viva
Coleção Miramez – 7 volumes – Miramez – Ed. Fonte Viva
Conceitos de Paz – Miramez – Ed. Fonte Viva
Convites aos Corações – Scheilla – Ed. Fonte Viva
Dentre outros.
=====
Conheça nosso Clube do Livro Letra Espirita e associe-se: www.letraespirita.com.br
Comments