Quais São os Males Causados Pela Culpa?
Antes de abordarmos os males que são causados pela culpa, vamos relembrar que a doutrina espírita nos ensina que somos seres em evolução vivendo em um planeta de provas e expiações. Por isso, erramos e devemos aprender e reconhecer as nossas falhas. E esses erros acabam gerando o sentimento de culpa.
No que diz respeito a definição, o dicionário a define como: responsabilidade de uma ação que ocasiona dano ou prejuízo a outra pessoa.
Culpa e Espiritismo
Já no programa Rádio Revista André Luiz, a comunicadora Stella Pavanelli, disse:
“A culpa é um sofrimento decorrente de uma avaliação de um ato, de uma ação, em que percebemos que não condiz com nossas questões morais, nossas crenças”.
Stella completou:
“É a nossa própria consciência que nos culpa. Em O Livro dos Espíritos está escrito: ‘Onde está gravada a lei de Deus? Resp: Na nossa próprio consciência’”
Com isso, sofremos porque nos afastamos das leis de Deus.
“Lógico que quando o outro nos aponta o dedo nos faz sofrer. Porém, o nosso primeiro sofrimento, é quando nos avaliamos e pensamos: Por que eu fiz isso?
Ainda na programa Adriano Gallo falou que a culpa, segundo o dicionário, é um dano causado a alguém. Então, nós somos responsabilizados pela ação, pelo ato.
“Há pessoas que fazem algo de errado e não se sentem culpados. Porém, o fato de se sentir culpado é algo bom porque mostra que você deu um passo a mais; você consegue ver que fez algo de errado. O ruim é permanecer na culpa”.
Quais são os principais motivos que nos levam a sentir culpa?
Segundo Stella Pavanelli, não existe um motivo, já que este sentimento está enraizado em nós.
“Tudo gera culpa. Nós somos criados por isso, por exemplo, se o bebê chora é porque a mãe é culpada de não alimentá-lo. A culpa está em nós porque ela é milenar”.
Quais são os males causados pela culpa?
A culpa gera medo, orgulho, insegurança, infelicidade, isso faz com que erramos cada vez mais. E ainda, a culpa pode causar males físicos, levando até a depressão.
Qual a importância da doutrina espírita?
O espiritismo, além de ser consolador, veio nos mostrar a lei de causa e efeito. Ou seja, toda ação tem uma reação.
E ainda, a doutrina nos ensina também que não existe culpado, e sim, responsáveis.
“Quando eu colocou que eu sou responsável por algo, eu tiro aquela conotação forte que parece que a culpa deixa a pessoa para baixo”.
Portanto, não devemos nos colocar na posição de nos sentirmos culpados por tudo, afinal, temos muitas responsabilidades.
E ainda, a doutrina espírita nos ensina que é possível reparar essas questões. Como? com o arrependimento, porém, não devemos ficar neste arrependimento para sempre. Temos que procurar fazer o bem.
“A hora em que você abre a mente, as coisas tendem a melhorar”, Stella Pavanelli.
=====
Associe-se ao Clube do Livro Letra Espírita e receba em casa livros espíritas todos os meses! Veja mais em www.letraespirita.com.br
Fonte: RBN
Comments