top of page
Tópicos

Uma Reflexão Sobre a Culpa



Juliana Procópio


Como primeiro texto dentro dos ensinamentos da Doutrina Espírita, resolvi falar sobre um assunto que mexe muito comigo e que por muitos anos vivi sem entender de fato o que era isso. A culpa. Mas por que falar de um assunto como esse tendo tantos outros temas tão ou mais relevantes que esse? Talvez pelo fato de que em pouco menos de um mês, comprei aleatoriamente, mas não casualmente já que não existem acaso, dois romances espíritas que tratam do assunto e a identificação que tive com suas histórias e com o meu processo de aceitação, perdão e respeito mexeram com meu espírito sobremaneira.

Trazemos em nosso espírito os reflexos de nossas vidas passadas. Não seria desumano e até cruel se nascêssemos apenas uma vez? Que errássemos e não tivéssemos a condição de nos arrepender e corrigir nossos erros? Que uma criança nascesse especial e não tivesse uma explicação racional para isso além da culpabilidade dos pecados alheios. Que uma pessoa cometesse atrocidades contra alguns e não pagasse por seus erros. Por isso Deus na sua infinita perfeição nos criou a sua imagem e semelhança e nos deixou escolher o caminho que queremos seguir e em cada encarnação vivenciar as provas que escolhemos e que se apresentam no caminho de nossa evolução.

Infelizmente muitos seres humanos, e por que não, até nós mesmos nessa ou em outra existência pretérita nos deixamos seduzir pelas coisas do mundo. Somos sempre ajudados e influenciados por nossos mentores, mas essa influencia tem um limite que é o nosso livre arbítrio e com o qual escolhemos e assim futuramente colhemos o que dessas escolhas plantamos. Assim muitas vezes nos revoltamos com situações e acontecimentos que não conseguimos entender de onde merecemos. Só a reencarnação e o amor infinito de Deus por nós explica a oportunidade de resgatarmos os nossos débitos.

Estamos vivendo um momento de mudança planetária, nosso planeta passa por violentas perseguições e ataques dos nossos irmãos que muito sabem, mas não aprenderam a amar, acreditam que o ódio, a vingança são caminhos melhores. A estes só resta o caminho da dor, pois já que o amor por eles é negado. Devemos deixar de lado os comentários maldosos, de assistir programas que induzem a raiva e ao medo. Escolher melhor os ambientes que vamos frequentar e quando não puder escolher, manter-se vigilante e orar, pois é por essas escolhas que fazemos desde nossa criação que muitas vezes temos sensações que não sabemos explicar e que martelam em nossa cabeça como ideia fixa. Por que mesmo quando tudo esta correndo bem, estamos em um momento de felicidade plena, de realização profissional, por exemplo, sentimos que não merecemos e ou que aquilo não vai durar?


Devemos acreditar no criador e acreditar que somos merecedores sim. Que estamos colhendo frutos de circunstancias que vivemos e plantamos. Deus é maravilhoso. Nos presenteia com situações cotidianas de forma a exercitarmos todo o nosso amor por ele, todo o seu ensinamento. Quando nos afastamos dessa realidade, muitas vezes nos sentimos bem momentaneamente, mas é ilusório.

Devemos acreditar em suas palavras e seus ensinamentos, pois "os que confiam no Senhor obterão vigor, forças novas hão de ter, subirão até as alturas. Como águias voarão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:31).

Acredite em Deus. Perdoe-se. Ore. Ore. Ore e vigiai. Voltemos nossos olhos para o Criador. Receba todo o amor que o Criador tem por você. A maior força do mundo é o amor. As pessoas estão dormitando. Não espere do outro. A maior mudança é a mudança interior. A mudança individual. E é ela que mudará o mundo a sua volta. Conforme você orar, acreditar e lutar sempre contra os maus pensamentos, você perceberá como as coisas vão se modificando a sua volta.

E a cima de tudo agradeça. Agradeça as pequenas coisas. Não sabe o que agradecer? Agradeça por ter acordado. Agradeça por estar vivo e as pessoas que você ama também. Agradeça que está chovendo e as plantas estão recebendo o benefício para seu crescimento. Agradeça ao sol que ilumina o seu dia. Agradeça o seu trabalho, mesmo que ainda não seja o que você gostaria quantos não estão batendo de porta em porta procurando o sustento de suas famílias. Agradeça ao alimento que está na sua mesa, a casa que mesmo humilde lhe serve de abrigo. Agradeça o dom da vida. Agradecer é uma oração.

Que o Senhor Jesus esteja conosco.

A felicidade é o caminho e caminhando estou.

=====

Juliana Procópio é colunista voluntária do blog Letra Espírita. Para ler outros artigos dela clique aqui.

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita acessando www.letraespirita.com.br

77 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page