Tópicos

Reforma Íntima na Visão Espírita


Felipe Teixeira

Muito se fala em reforma íntima, autoconhecimento, caridade e amor ao próximo... Mas o que é de fato cada um desses termos e as relações entre si?


Reforma Íntima é um meio de o Espírito se transformar e progredir moralmente, através, de uma forma geral, da caridade, perdão e do amor a si mesmo e ao próximo. Mas como começar a reforma íntima?


Para reformar algo que não está bom, é preciso se autoconhecer, observando diariamente nossas ações e pensamentos , pois apenas assim saberemos o que está errado em nós mesmos para assim nos melhorarmos cada vez mais.


E a caridade é o ato de ajudar o próximo sem nada em troca, seja pela caridade material (doação de alimentos, roupas, sangue, órgãos...), ou caridade espiritual (que se dá através de palavras fraternas, perdão, troca de conhecimento e experiências, doação de fluidos (passe...) e dentre outros)). E com a reforma íntima, através da empatia, se pode aprimorar esse sentimento altruísta de ajudar por ajudar, servir por servir e amar por amar.


E o amor ao próximo? Também é uma forma de reformar a vossa moral? Sim pois ter amor ao próximo é o exemplo mais sublime de empatia que irá levar á atitudes fraternas... E pelo o que se sabe essa expressão sobreviveu por gerações, provinda de uma parábola proferida por um dos maiores guias espirituais, mestres e o maior espírito puro que já encarnou na Terra: Jesus Cristo, que diz que devemos amar ao próximo como a si mesmo.


Mas porque é tão difícil amar ao próximo? Há muita coisa envolvida como opiniões diferentes, ego elevado, orgulho e uma certa apatia pelo próximo... E todos esses sentimentos provém do egoísmo que segundo a Dontrina Espírita é a maior chaga da humanidade e a raiz de todos os males.


Em resumo a reforma íntima é em essência a transformação espiritual interior que começa-se pelas pequenas coisas da vida, no dia-a-dia de cada um, até o despertar espiritual no mundo espiritual... Talvez se nós preocupamos mais com as coisas espirituais, aceitaríamos todos os semelhantes, humanos e não - humanos como irmãos, e com isso a humanidade se uniria muito mas pois se veria como uma mesma família independentemente de nacionalidade, etnia, religião ou o que quer que seja... E uma familia unida é capaz de efetuar ações grandiosas através do rompimento de grandes barreiras que impedem o ser humano de progredir , como as guerras e genocídios fruto da intolerância e arrogância; miséria e fome fruto da apatia e negligência; torturas, abusos e ditadura fruto do ódio, medo e vingança; suicidios fruto do preconceito, discriminação e covardia ; doenças parasitárias e catástrofes naturais como fruto do ego em querer dominar a natureza e distúrbios psicológicos , psíquicos e doenças que surgem derrepende como fruto de sentimentos que afetam o perispírito já que toda doença não - parasitária é causada por problemas perispirituais...


Então a "fórmula" para a humanidade ascender para a felicidade suprema e plenitude de vida eterna é "uni-vós"... A união de todos num mesmo propósito transforma a frequência vibracional de todo o Planeta já que "somos deuses" por criarmos a nossa realidade... E é a propagação da luz e a transformação vibracional da Terra que se caracterizam como objetivos da reforma íntima...


=====

Conheça nossa seleção do mês, está imperdível www.letraespirita.com.br


*O livro "Eu, você e as estrelas", faz parte da seleção de Fevereiro/19. Veja seleção completa do mês atual no site.



Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita