top of page
Tópicos

Dúvidas Básicas Sobre o Espiritismo



Rudymara

Grupo de Estudos Allan Kardec


QUEM SOMOS NÓS?

Espíritos imortais.

DE ONDE VIEMOS?

Do plano espiritual.

PARA ONDE VAMOS APÓS DESENCARNARMOS?

Retornaremos para o plano espiritual.

O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI E POR QUE REENCARNAMOS?

Estamos aqui e reencarnamos para evoluir.

O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVOLUIR?

Devemos seguir o conselho de Jesus: “Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

COMO AMAR DEUS E O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS?

Jesus nos coloca isso como ponto de referência por que: Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o espírito com a ira, a inveja, o ciúme, a vingança, o ódio, etc. Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita toda sua criação e suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por Ele e que Ele a todos nos ama.

COMO FAZER ISSO NUMA SÓ VIDA?

Não conseguiremos evoluir plenamente numa encarnação apenas. Por isso, reencarnaremos quantas vezes forem necessários para alcançarmos a angelitude.

QUANTAS VEZES JÁ REENCARNAMOS?

Cada um de nós foi criado em data diferente. O número de encarnações não é possível saber exatamente. A única certeza é que todos nós já reencarnamos inúmeras vezes e reencarnaremos mais inúmeras vezes pela frente.

É POSSÍVEL DIMINUIR O NÚMERO DE REENCARNAÇÕES?

Sim. Dependerá do esforço que o Espírito fizer para vivenciar o bem e de não continuar a vivenciar o mal.

PODEMOS REENCARNAR COMO ANIMAIS?

Não. Nossa tendência é evoluir. Se voltássemos como animais seria um retrocesso evolutivo.

POR QUE A DOR E O SOFRIMENTO?

A dor e o sofrimento nos ajudam no aprendizado e na evolução.

A DOR E O SOFRIMENTO EXISTEM PARA APRENDERMOS E EVOLUIRMOS?

Não. A dor e o sofrimento só existem porque não exercitamos o amor, a lei de amor. A dor não é uma lei, é uma consequência de nossa inconsequência.

ENTÃO, NÃO PRECISAMOS SOFRER PARA EVOLUIR?

Não. O apóstolo Pedro disse que “...o amor cobre multidões de erros...”, ou seja, ao invés de pagar sofrendo, podemos pagar amando.

ESPÍRITA CASA-SE NO TEMPLO RELIGIOSO?

Não. O casamento espírita é só no civil.

ESPÍRITA BATIZA?

Não. O Espiritismo não adota ritual. João mergulhava as criaturas nas águas do Jordão, num ato simbólico de batismo, para anunciar a vinda do Cristo e convidar o povo a se arrepender dos seus pecados e, se propor a uma renovação moral. Portanto, para os espíritas, o batismo, foi tão somente um divisor de águas, o marco de uma vida nova. Há muitos batizados cometendo delitos, e há muitos que não são batizados que vivem de maneira cristã. Acreditamos que seremos julgados pelos nossos atos e não por sermos ou não batizados. É o que fica evidente, em passagens como estas: “Arrependei-vos, fazei penitência, porque é chegado o reino dos céus”; “Eu na verdade, vos batizo com água para vos trazer à penitência; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo”. Aqui, João deixa claro que, Jesus batizaria as pessoas não mais com água, mas com o Espírito Santo e com o Fogo.

MAS O QUE É O BATISMO COM FOGO E COM O ESPÍRITO SANTO?

Batismo de fogo é o esforço de vencermos nossos instintos e hábitos inferiores, procurando praticarmos o bem. Este esforço é uma luta dentro de nós e em meio a tudo e a todos. E o batismo com o Espírito Santo é a sintonia com os benfeitores do plano invisível, através de manifestações mediúnicas ostensivas (ver, ouvir, etc., os desencarnados) ou sutis (pressentir, intuir, etc.). Os discípulos, receberam um magnífico Batismo do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, quando os Espíritos do Senhor se manifestaram através deles, em diversos idiomas, aos habitantes e visitantes de Jerusalém (Atos, cap.2).

ESPÍRITA É SUPERSTICIOSO?

Não. Como disse Luiz Sérgio: "O homem cultiva a superstição quando o seu espírito está fraco de fé e de conhecimento."

ESPÍRITA ACENDE VELA?

Não. Vela não ajuda em nada os desencarnados, mas sim a prece.

O QUE O ESPIRITISMO NÃO ADOTA?

O Espiritismo não tem dogmas, não tem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais, cálice com vinho ou bebidas alcoólica, incenso, mirra, fumo, altares, imagens, andores, velas, procissões, trabalhos espirituais, talismãs, amuletos, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, cromoterapia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não tem curas espirituais com cortes, fórmulas mágicas para resolver problemas sentimentais, financeiros, etc.

QUAIS OS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA?

Os princípios da Doutrina Espírita são: A pluralidade das existências, a preexistência do espírito antes do nascimento e a continuação da vida após a morte, a intercomunicação entre encarnados e desencarnados, recompensas e penas, não como premiação e castigo divino, mas conseqüência natural dos atos praticados (Lei de Causa e Efeito).

O QUE O ESPIRITISMO PROÍBE OU É CONTRA?

O Espiritismo não é contra nada e não proíbe nada. Costumamos dizer que não somos a favor de certas coisas. Quando dizemos ser contra nos colocamos numa posição de imposição. E como somos a favor do livre arbítrio, não devemos ser contra ou proibir nada. O Espiritismo usa a fala de Paulo para nos orientar: “Podemos tudo, mas nem tudo nos convém.” Portanto, a doutrina espírita nos mostra as conseqüências de nossos atos, a cobrança deve vir de nossa consciência.

UMBANDA, QUIMBANDA E CANDOMBLÉ SÃO ESPIRITISMO?

Não. Muitos dizem ser “kardecista” para distinguir da Umbanda, etc. Mas, quando respondemos "sou kardecista" estamos afirmando que o Espiritismo se divide com várias denominações, o que não é verdade. Muitos dizem, por exemplo: “alto espiritismo, espiritismo de mesa branca, linha Kardecista, Espiritismo do Bem, etc.” Mas Espiritismo é um só. Centro Espírita só os que seguem a Doutrina dos Espíritos. As outras religiões que usam o nome de "Centro Espírita" e divergem dos ensinamentos dos Espíritos que estão nas obras básicas codificadas por Kardec, não são Centros Espíritas, são Casas Espiritualistas.

POR QUE MUITOS ESPÍRITAS DIZEM: "EU AINDA NÃO SOU ESPÍRITA, PORQUE NÃO SOU PERFEITO."?

Porque não entenderam que se esperarmos a perfeição para dizermos ser espíritas, não seremos nunca. Pois, quando alcançarmos a perfeição, não seguiremos mais uma religião, ou melhor, um rótulo religioso, porque nossa religião será a prática do AMOR. Kardec disse que: “Reconhece-se o espírita pelo esforço que ele faz para melhorar-se”, significa que, se temos algo a melhorar, é porque não somos perfeito.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?


Jesus deixou João batizá-lo para cumprir as previsões feitas sobre o Messias. Tais previsões diziam que João reconheceria o Messias quando visse descer sobre Ele um Espírito, e que este ficaria sobre o mesmo. João então mergulhou Jesus, e quando este saiu das águas e se pôs em oração, o céu se abriu e João viu o Espírito de Deus descendo "COMO POMBA" e vindo sobre Jesus. Neste momento uma voz dos céus dizia: "Este é o meu filho amado, em quem me comprazo". Assim, o batismo do Espírito Santo nada mais é que a sintonia com os benfeitores do plano invisível, através de manifestações mediúnicas ostensivas ou sutis. E a figura da pomba passou a simbolizar o Espírito Santo pelos católicos. Corinto era uma cidade comercial, com mais de 500.000 habitantes, na maioria escravos. Nesse porto marítimo se acotovelava gente de todas as raças e religiões à procura de vida fácil e luxuosa, criando ambiente de imoralidade e ganância. Por isso, Paulo disse aos Coríntios (6: 19:20): “quem se entrega à imoralidade peca contra o seu próprio corpo. Ou vocês não sabem que o seu corpo é templo do Espírito Santo, que está em vocês e lhes foi dado por Deus?” Paulo pedia para que aquele povo cuidasse do corpo físico, deixando claro que nele habita um Espírito Santo, ou seja, todo Espírito é Santo, mesmo os que se encontram na imoralidade. Ele é santo, porque foi criado por Deus para que dele façamos bom uso. E quando fora do corpo (desencarnado), são eles que estão por aí dando comunicações sobre todos os pontos da Terra, utilizando para isso, os intermediários, ou seja, os médiuns de todas as religiões e fora delas também. O Senhor derramou o Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes e eles profetizaram, tiveram visões, etc. (Atos 2). Mas, sigamos a recomendação de João, quando disse para que: “Não acreditemos em todos os Espíritos, mas que examinássemos se eles são de Deus.” Ou seja, que examinemos se suas comunicações são baseadas na moral cristã. Há muitos Espíritos usando nomes respeitáveis da história, brincando com a fé das pessoas, pedindo e aconselhando coisas absurdas.

ESPÍRITA FAZ PROMESSA?

Promessa é troca, barganha, faça isso que eu faço aquilo. Tudo deve ser feito com carinho, amor e sem interesse. Deus, Jesus, os socorristas que trabalham em nome deles não estão interessados em pagamentos, mas sim em fazer o bem e melhorar espiritualmente os encarnados. Os espíritas também pedem coisas em suas preces, mas são orientados a dizer sempre em seus pedidos: “Seja feita a Sua vontade”, porque só Deus sabe o que é melhor para nós.

KARDEC INVENTOU O ESPIRITISMO?

Não. Como ele mesmo disse, sua parte na obra, de revelar a Doutrina Espírita foi a de haver coletado, coordenado e divulgado os ensinos trazidos pelos Espíritos (desencarnados) através de vários médiuns.

POR QUE KARDEC É CHAMADO DE "O CODIFICADOR"?

Por organizar os ensinos revelados pelos espíritos formando uma coleção de leis (um código) é que Allan Kardec foi chamado “O Codificador”.

ALLAN KARDEC É A TERCEIRA REVELAÇÃO DIVINA?

Não. A 3ª revelação divina são os ensinamentos trazidos pelos "Espíritos Superiores", chamados de "Espírito Santo" por várias religiões. Através de várias "médiuns", chamadas de "profetas" por várias religiões. Portanto, Kardec apenas coletou e organizou tais ensinamentos para que pudesse nascer um código de normas morais que se encontram nas obras básicas da doutrina espírita. Mas, lembremos que, o Espiritismo, não foi trazido como uma doutrina já completa, sem nada mais a acrescentar, os ensinamentos continuam e continuarão sendo trazidos do mais Alto, conforme a nossa necessidade de progresso espiritual e, também, a serem adquiridos pelo progresso científico.

QUEM É JESUS PARA O ESPÍRITA?

Jesus é para o espírita “o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem, para lhe servir de guia e de modelo.”

ENTÃO, BUDA, MAOMÉ, ETC., SÃO MENOS ILUMINADOS QUE JESUS?

Para nós, espíritas, Jesus é o espírito de maior evolução que já encarnou na Terra. Ele participou da formação de nosso planeta. Então, acreditamos que, todos estes espíritos iluminados, foram mandados por ele à Terra para difundir as leis divinas.

695 visualizações

Comments


Commenting has been turned off.
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page