top of page
Tópicos

Alma Gêmea, Segundo Espiritismo



Muitas pessoas dizem que desejam ou que encontraram a sua alma gêmea, a sua metade. Que não imagina viver sem o seu companheiro, etc. Mas, será que existe alma gêmea? O que a doutrina espírita diz sobre o assunto?

A doutrina nos ensina que alma gêmea não existe no sentido de seres que completam, já que temos uma individualidade capaz de estar inteiramente completa e plena, despertando assim, o amor dentro de si.

Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, questiona os espíritos superiores:

As almas que devam unir-se estão, desde suas origens, predestinadas a essa união e cada um de nós tem, nalguma parte do Universo, sua metade, a que fatalmente um dia reunirá?

Não; não há união particular e fatal, de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. Da discórdia nascem todos os males dos humanos; da concórdia resulta a completa felicidade. (Questão 298)

E completou:

Em que sentido se deve entender a palavra metade, de que alguns Espíritos se servem para designar os Espíritos simpáticos?

A expressão é inexata. Se um Espírito fosse a metade do outro, separados os dois, estariam ambos incompletos. (Questão 299)

Calma!! Apesar de não existir alma gêmea, neste sentido de espíritos que se completam. Existem, os chamados espíritos afins, que são aqueles que sentem afinidades por outros.

Espíritos afins

Dizem respeito àqueles espíritos que compartilham de uma mesma frequência energética, os mesmos valores e as mesmas ideias. Eles possuem a oportunidade de se ajudarem e de fazerem de suas encarnações aprendizados mais fáceis de serem absorvidos.

E ainda, esses espíritos podem se encontrar em família, por exemplo, irmão, pai. E os espíritos afins podem ser também casais apaixonados. A ligação, os sentimentos serão mais fortes e intenso. Com isso, eles irão desenvolver a missão de evoluir com mais facilidade.

Vale lembrar que os espíritos afins não são ligados por um planejamento, e sim, pelo livre-arbítrio de cada um e de seus momentos.

Para finalizar, como foi dito acima, somos espíritos completos e individuais que reencarna para aprender, evoluir e ser feliz. E que nesta jornada evolutiva está apto a encontrar (ou reencontrar) outro espírito em jornada e junto viverem uma história de amor.

Dois Espíritos simpáticos são complemento um do outro, ou a simpatia entre eles existente é resultado de identidade perfeita?

A simpatia que atrai um Espírito para outro resulta da perfeita concordância de seus pendores e instintos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade.

=====

Conheça nossa seleção do mês, está imperdível www.letraespirita.com.br


Fonte: RBN

3.568 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page