Tópicos

GRAVIDEZ ANEMBRIONÁRIA, O QUE É E QUAL A VISÃO ESPÍRITA


Helena Kolbe


Primeiro, é bom esclarecer que há uma diferença entre gravidez anembrionária e gravidez psicológica. A psicológica, a mulher tem a convicção de que está grávida mesmo os resultados dos exames negativo, pois não houve fecundação do óvulo pelo espermatozoide.


Na gravidez anembrionária há a fecundação, os testes dão positivo, porém o embrião não se desenvolve. E logo na primeira ultrassonografia, que é em torno da sexta semana de gestação, mostra o saco gestacional vazio. O médico, por prudência, repetirá o exame semanalmente, até o saco gestacional atingir 20 mm. Então o laudo se fecha.


Não é um problema raro, atinge em torno de 15% dos abortos naturais, porém a causa ainda é desconhecida.


Felizmente, apesar da frustração de não ter o querido filho sendo gerado em sua barriga, é um caso isolado e não um problema da mãe. Ela poderá ter filhos normalmente no futuro.


Mas e na visão espírita, como se explica a gravidez anembrionária?


O espiritismo nos ensina que somos uma grande família espiritual, que somos todos criados por Deus. No infinito, formamos grupos de famílias e, nas várias encarnações, temos muitas oportunidades de crescer, que vivemos num planeta de provas e expiações. Às vezes não entendemos o que acontece em nossas vidas e achamos que estamos sendo castigados, mas não é verdade. Deus que é infinita bondade nos ensina sempre com amor.


O que vemos com tristeza, nesse caso da gravidez frustrada é a ação misericordiosa divina. Pode ser resgate da mulher que sofreu com esse infortúnio, para dar valor à vida, mas, todos ao seu redor também aprendem com essa dor, não necessariamente é algo unicamente individual, isso gera união, compaixão e uma nova visão de mundo. Pode ser que, aquele espírito precisava só daqueles poucos momentos na carne e essa mãe se ofereceu (mesmo que não lembre, pois há o véu do esquecimento) para dar a certeza de que ele pode vir. Ela transmitiu amor, coragem e segurança para que esse espírito volte e tenha a sua experiência aqui na Terra, numa outra oportunidade.


É um trabalho muito lindo e necessário, a mãe que se propõe a fazê-lo tem o amparo dos imortais, a gratidão desse espírito e uma tarefa concluída com sucesso. Muito provavelmente, um laço de amor fraterno se fez e se fortaleceu.


O conhecimento desse processo, na parte material, nos conforta ao saber que é totalmente possível ter outra gestação, ter o tão sonhado bebê no ventre, nos braços. Mas, ter o entendimento espiritual de que nada é por acaso e saber que Deus não separa os que se ama, principalmente, amor entre mãe e filho, nos alimenta a alma, nos dá coragem para seguir em frente, nos dá a certeza de que nos reencontraremos. Não há mais cedo ou mais tarde, há o tempo de Deus, e esse é momento certo, para tudo.


Finalizando com duas reflexões, pois, estamos aqui para a evolução e não se cresce sem trabalho:


“Ergue-te e caminha. Enxuga as lagrimas e fita os céus. Deus te sustentou até ontem, sustentará hoje e sempre.” (Meimei)

“Deus, se um dia eu perder as esperanças, ajude-me a lembrar que os teus planos são melhores que os meus.” (Chico Xavier)



Biografia:


Therezinha Oliveira: Coleção: estudos e cursos. INICIAÇÃO AO ESPIRITISMO Vol 1, capítulos 17 e 18. Editora Allan Kardec 14ª edição


====


Este incrível livro da Juliano P Fagundes, faz parte da seleção do mês de Maio/20.

Conheça este e os demais livros de Maio/20 em: https://www.letraespirita.com.br/


Planos: 01 livro por mês

Promoção: assine no Cartão

Pague na primeira mensalidade, no Cartão por apenas R$ 25,50

As demais mensalidades o preço será o normal: R$ 29,50


Clique aqui




Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita