Tópicos

Sonambulismo


Por: Jéssica Araújo


O sonambulismo é classificado como uma parassonia - um comportamento ou experiência indesejável durante o sono. Os episódios ocorrem geralmente no início da noite, na fase chamada de ondas lentas e não no sono REM (sigla em inglês que significa Movimento Rápido dos Olhos, fase que corresponde até 25% do período do sono e associado aos sonhos). Mas nas fases de sonambulismo não há sonhos. O sonambulo pratica ações rotineiras, como levantar da cama, andar pela casa, comer, conversar, podendo durar até quarenta minutos. O sonambulismo é muito mais comum em crianças segundo estudos, geralmente crianças entre 5 aos 13 anos, chegando até 30% de ocorrências.


A palavra sonambulismo vem do latim somnus, o sono e ambulare, andar, passear. Na visão espirita o sonambulismo é um fenômeno mediúnico, é um estado de emancipação da alma mais completo que o sonho, algumas questões são esclarecidas como vemos em O Livro dos Espíritos, capítulo VIII:


Questão 425- O sonambulismo natural tem alguma relação com os sonhos? Como explicá-lo?

- É um estado de independência da alma mais completo do que o do sonho. Quando nele, suas faculdades adquirem maior amplitude. A alma tem então percepções que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito.'


No sonambulismo o Espírito está na plena posse de si, os órgãos materiais não sofrem impressões exteriores. Ele pode se comunicar, ver outros Espíritos desencarnados até achando que são encarnados, é um meio do Espírito ter contato com muita naturalidade com sua verdadeira realidade no plano espiritual.


A lucidez da alma é mais desenvolvida, ela vê as coisas com maior exatidão e clareza.


O esquecimento total ao despertar é uma das características do verdadeiro sonambulismo; pois a independência entre a alma e o corpo é mais completa do que no sonho.


O sonambulismo magnético é aquele provocado pela ação que uma pessoa exerce sobre a outra por meio da fluido magnético. Através da magnetização consciente e direcionada o fenômeno torna-se um recurso de crescimento pessoal e de estudos, na história do espiritismo Kardec através de estudos e práticas de magnetização, foi o primeiro a tirar o sonambulismo do rol de doenças e provando que o sonambulismo é uma faculdade natural mediúnica.


’Questão 429- Como o sonâmbulo pode ver através de corpos opacos?

- Só há corpos opacos para vossos órgãos rudimentares. Já dissemos que, para o Espírito, a matéria não confere obstáculos, pois ele a atravessa livremente. Frequentemente vós é dito que o sonâmbulo vê pela fronte, pelo joelho, etc, porque vós, inteiramente absortos na matéria, não compreendeis que ele possa ver com o auxílio de órgãos; ele mesmo, de tanto que insistis, acredita ter necessidade desse órgão, mas se o deixásseis livre, ele compreenderia que vê por todas as partes de seu corpo, ou melhor dizendo, que é fora de seu corpo que ele vê.


A questão acima nos mostra e confirma que a matéria não é obstáculo para o Espírito, que estamos limitados para entendermos a grandeza de nossas verdadeiras faculdades, não enxergamos apenas com os olhos, se vê por todas as partes do seu corpo.


‘Questão 430- Uma vez que a clarividência do sonâmbulo é aquela que sua alma ou a de seu Espírito, por que ele não vê tudo, e por que muitas vezes se engana?

- Primeiramente, não é concedido aos Espíritos imperfeitos o dom de tudo ver e tudo conhecer. Bem sabes que eles ainda partilham dos vossos erros e dos vossos preconceitos terrenos. E, depois, quando estão presos na matéria, não gozam de todas as suas faculdades de Espírito. Deus deu ao homem essa faculdade com um objetivo útil e sério, e não para ensinar-lhe o que ele não deve saber. Essa é a razão por que os sonâmbulos não podem dizer tudo.


Questão 431- Qual é a fonte das ideias inatas do sonâmbulo, e como ele pode falar com exatidão sobre coisas que ignora no estado vigília, que inclusive ultrapassam sua capacidade intelectual?

- O que acontece é que o sonâmbulo possui mais conhecimentos do que pensas; só que estão adormecidos, pois seu envoltório é imperfeito demais para que possa lembrar-se. Mas afinal o que é ele? O mesmo que nós, espirito encarnado na matéria para cumprir sua missão.


Ao entrar no estado de sonambulismo o espírito lembra-se, mas nem sempre de maneira completa seus conhecimentos adquiridos de outras existências, pois ainda está ligado a matéria, comunicam-se com outros Espíritos que lhe comunicam o que devem falar suprindo a sua deficiência de conhecimento; entretanto vigiai para que a comunicação seja útil e séria para que não se torne algo apenas para satisfação da curiosidade, abrindo caminhos para Espíritos levianos, que falam sem se importar com a seriedade do trabalho.


A capacidade da visão a distância em alguns sonâmbulos é como no sono, quando a alma se transporta durante o sono, e se faz necessário o descanso para a matéria. O maior ou menor desenvolvimento para a clarividência sonambúlica se dá através das disposições físicas naturais do Espírito obtendo com mais facilidade o seu desprendimento da matéria.


O sonambulismo para o espiritismo é muito mais do que um fenômeno fisiológico, ele é uma luz, é a partir dele que se pode estudar a alma, caracterizando a clarividência independente dos órgãos carnais, pois a sua causa é um atributo da alma.


O sonâmbulo vê em qualquer lugar, independente de distância, pois é sua alma que transporta-se, o seu corpo físico fica privado de percepções até o momento do regresso da alma, o cansaço que se apresenta, ocorre pelo desgaste da separação momentânea entre a alma e o corpo, principalmente quando a alma se emprega de trabalho ativo.


Esse fenômeno sempre existiu pois fazem parte da natureza, Deus não faz nada sem uma razão, sem um propósito, a espiritualidade nos mostra que o aprendizado e estudos não cessam, e se esforçam em auxiliar independente dos meios.


==========

Referências:

KARDEC, Allan, O Livro dos Espíritos, 1º edição eletrônica, editora EME.

Acesso em 16.dez.2019 https://radioboanova.com.br/sonambulismo-na-visao-espirita/


--------------------

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita