top of page
Tópicos

A Caridade Material e a Caridade Moral


Caio Rodriguez

Quando nos deparamos com os mais diversos estados de vida em nosso plano, caracterizadas pelas condições de vida abaixo do nível da pobreza ou mesmo pela ausência da saúde plena de nossos irmãos, acabamos alertando automaticamente nosso senso moral. Ou melhor dizendo: nosso sentimento de compaixão.


E é através desse impulso que demonstramos uma das mais divinas das ações: a caridade.


Mas será que realmente sabemos aplica-la em suas duas formas? Afinal não só existe a caridade material: aquela exercida tanto por quem vive com sobras ou mesmo por aqueles que pouco tem. Mas, ainda sim, compartilham do pouco que tem.


Como também a caridade Moral: aquela que pode se entrelaçar à material quando nos deparamos com o irmão que divide o pão com o próximo, mesmo que esse lhe seja quase escasso. E ainda, ou principalmente, no amparo ao irmão necessitado de conselhos, de um ombro amigo, de um direcionamento ou mesmo de abraço após um dia difícil.


Ter conhecimento dessas diversas formas de exercer esse divino exemplo de cristianismo, auxilia na prevenção da maior das falhas da humanidade quando se trata da ajuda ao próximo. Afinal, quem nunca se deparou com um irmão que lamenta não ter condições financeiras de colaborar com uma causa social, mas não se interessa pelos problemas do companheiro ao seu lado. Ou mesmo não encontra espaço na sua agenda para visitar um enfermo num leito de hospital, um asilo, ou mesmo um orfanato. Afinal, são esses os ambientes onde talvez um simples sorriso ou palavra amiga tem o grande poder transmitir luz e esperança aos nossos irmãos em dificuldade.


De certo é, meus irmãos, que independente da forma praticada, o que importa é a intenção. Seguindo a máxima de Kardec: ‘’Fora da caridade não há salvação’’.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.


*O livro "Perdão: A Chave para a Liberdade" faz parte da seleção de Maio/19. Veja seleção completa do mês atual no site.




194 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page