top of page
Tópicos

A Incrível Viagem da Vida



Victor Hugo Freitas


Nós nascemos, crescemos, amadurecemos, nos reproduzimos, envelhecemos e morremos. Isso sempre nos foi ensinado na escola como sendo o ciclo da vida. Mas quando crescemos, logo percebemos que o ciclo pode sofrer algumas alterações, pode não ser cumprido até o fim ou até ter algumas fases mais longas ou não passar por outras. Pois assim, é a vida. Cada ser humano que encarna em um mundo tem uma missão e um porquê de estar aqui. Quando nascemos, não sabemos ou melhor, não lembramos de como chegamos até aqui. Mas na verdade, tudo foi programado no plano espiritual.

A questão 392 de “O Livro dos Espíritos” questiona o motivo de perdemos as lembranças da vida passada.

392 - Por que o Espírito encarnado perde a lembrança do seu passado?

R: “Não pode o homem, nem deve, saber tudo. Deus assim o quer em Sua sabedoria. Sem o véu que lhe oculta certas coisas, ficaria ofuscado, como quem, sem transição, saísse do escuro para o claro. Esquecido de seu passado ele é mais senhor de si.”

Desta forma, temos a chance de recomeçar…

Recomeçar uma nova vida, mas sempre lembrando que somos responsáveis por nossos atos e resgatar as faltas de tudo que temos cometido ao longo das existências.

E a vida, como podemos definir essa nossa existência, essa vida? É difícil definir a vida em uma palavra ou frase, mas de forma mais metafórica, podemos dizer que a vida é uma viagem de trem. Temos estações, locais onde sobem pessoas que entram e modificam nossas vidas e locais onde há desembarques também. No entanto, os desembarques fazem parte desta viagem e o que fica são as recordações da pessoa. Mas é com os embarques que devemos aprender. Somar amizades, amores, filhos, etc. Nesse trem, temos de estar preparados para lidar com a diversidade. Subirão passageiros aos quais não teremos afinidade e deixarão a nossa viagem parecer mais longa. Mas o trem é de todos!

Mas qual é o verdadeiro sentido da vida? Evoluir é uma boa resposta. “Nascer, crescer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”, essa é uma das frases mais célebres de Allan Kardec. Kardec não só codificou a doutrina dos espíritos, como estudou ciência e filosofia, com objetivo de esclarecer as questões da vida de forma clara e objetiva seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.

E quando nossa estação chegar, para onde vamos? Tudo dependerá das frutas que plantamos, do legado que deixamos a do nosso estado de consciência. Mas é importante deixar um mundo melhor daquele que encontramos, afinal podemos voltar para cá um dia, nosso mundo.

Nosso mundo atual é o planeta Terra que é habitado hoje por cerca de 7 bilhões e 500 milhões de pessoas encarnadas. Estima-se que há mais de 25 bilhões de desencarnados aguardando um corpo físico para reencarnar. Um ciclo reencarnatório pode durar até 280 anos nos tempos atuais. Ou seja, vive-se em média 70 anos aqui e 280 anos lá, no plano espiritual. Mas onde a evolução ocorre? A evolução ocorre aqui, na Terra. Nosso planeta é uma grande escola para o espírito em evolução. Cada passagem aqui, é um novo aprendizado. Passamos por muitas provas e estamos sempre em expiação. Os obstáculos nos ensinam a regenerar e todo ganho é mérito próprio. E o tempo que ficamos no plano espiritual nos serve de aprendizagem e preparação para nossa próxima vida, aqui ou em outro mundo como citação de Jesus em João 14:2 – “Na casa de meu Pai há muitas moradas.” Kardec resume tudo no "Evangelho Segundo o Espiritismo" – capítulo 3 – item 2: "A casa do Pai é o universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito [....]."

Esteja sempre pronto para essa viagem espacial, pois é vida é passageira e somos apenas passageiros…

=====

Associe-se ao Clube do Livro Letra Espírita e receba em sua casa o melhor da literatura espírita em seu lar, sem pagar frete! Saiba mais em www.letraespirita.com.br

290 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page