top of page
Tópicos

A Porta Estreita


Maristela Boldrin

Em Mateus 7, 13 Jesus alertava: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram”. A porta da perdição é larga porque as más paixões são numerosas, e o caminho do mal é frequentado pela maioria. A da salvação é estreita, porque o homem que quer transpô-lo deve fazer grandes esforços sobre si mesmo para vencer as suas más tendências, e poucos a isso se resignam; é o complexo da máxima: há muitos chamados e poucos escolhidos (Evangelho Segundo o Espiritismo cap. XVIII).


Alguns acontecimentos vivenciados em nossa sociedade nos mostram quão largo é o caminho que conduz as pessoas pela ganância, desejo infinito de poder, ambição desmedida, orgulho e falta de ética. O egoísmo e ausência de entrega verdadeira a Deus e aos ensinamentos de Jesus conduzem os seres humanos por caminhos que os levam a se autodestruírem, a medida em que não conseguem enxergar o mal que causam a toda sociedade. Mais grave ainda é quando tais práticas se escondem sob o véu de uma pretensa fé, vazia de fundamentos cristãos reais e destituída de raízes que possam mudar o comportamento recheado de maldade e hipocrisia.


As consequências são graves e os ensinos recebidos pelos mensageiros de Cristo nos mostram que o atual momento é a chance para mudanças de atitudes e cumprimento da vontade de Deus. Palavras bonitas, porém vazias, podem encher os ouvidos de quem desconhece a verdade do coração de quem as profere, porém, Deus conhece o mais profundo de nosso ser e a Ele, não há meios de enganar. Ignora o hipócrita a sua própria responsabilidade perante as consequências que suas ações egoístas podem causar na vida de pessoas que lhe são próximas ou de toda uma sociedade. E, ao longo da eternidade, uma hora esta responsabilidade será cobrada. Muitos trabalham pelo bem, pelo cumprimento da ética, pelo respeito para com todos e sofrem as consequências do julgamento vazio de uma sociedade corrompida, sendo muitas vezes tachados como ingênuos e tolos.


A estes, o caminho que leva através da porta estreita pode parecer mais tortuoso, porém é certo que ao final, encontrará um campo florido e abençoado com o Amor de Jesus. O caminho que leva à porta larga é belo, fácil e prazeroso porém, adentra a um deserto onde só se encontram espinhos e muito sofrimento ao seu final. Somos livres para escolher qual caminho seguiremos e para qual “porta” nos direcionaremos. A pergunta a se fazer é: o que quero colher??... mediante a sua resposta, já saberá o que plantar, qual caminho seguir e qual porta entrar.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

*O livro "Reencontro: Cartas Psicografradas" faz parte da seleção de Maio/19. Veja seleção completa do mês atual no site.



326 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page