top of page
Tópicos

A responsabilidade das nossas escolhas

Atualizado: 8 de jul. de 2019



Juliana Procópio


Ouvindo o relato de uma reportagem sobre vários médicos em Sorocaba, SP que assinam o ponto e vão embora trabalhar em outro lugar só tenho uma coisa a dizer: “Há quem muito é dado, muito será cobrado”, pois “Aquele, pois, que não o põe em prática para se melhorar, que o admira apenas como interessante e curioso, sem que seu coração seja tocado, que não se faz menos fútil, menos orgulhoso, menos egoísta, nem menos apegado aos bens materiais, nem melhor para o seu próximo, é tanto mais culpado, quanto teve maior facilidade para conhecer a verdade." (Lucas: 12:48). Nada fica escondido aos olhos do Criador.

Quando temos o conhecimento em mãos e deixamos de fazer o que deveríamos fazer por preguiça ou para fazer algo que não deveríamos estar fazendo naquele momento estamos realizando corrupção. A responsabilidade que temos não pode ser transferida para outra pessoa.

Cada pessoa ao vir ao Planeta Terra tem em si a missão de evoluir enquanto ser criado à semelhança do Pai. Devemos aproveitar essa oportunidade para construir bons frutos seja na profissão que escolhemos, no tipo de vida que temos e nas oportunidades que nos apresentam.

Todas as vezes que nos afastamos de nós mesmos em detrimento de coisas mais fáceis e mundanas acabamos atraindo para nós mais dividas e com elas mais sofrimento.

Qual a felicidade que um dinheiro recebido indevidamente pode trazer? Uma ilusão momentânea de felicidade? Uma sensação de esperteza em detrimento de tantos outros ditos “idiotas”? Mas e a responsabilidade que temos em relação ao outro também? Como fica? E a nossa verdade enquanto espírito?


Estamos passando por um período de intensa turbulência onde as energias do mal se acirram e muitas pessoas se abatem em virtude da enxurrada de informação e noticias negativas que são vinculadas todos os dias nos meios de comunicação. Temos um mundo de coisas boas. Nosso Planeta é de uma exuberância sem limites, cheio de pessoas boas, algumas adormecidas ou amortecidas pela dor, que precisam de boas vibrações e bons incentivos.

Então pessoas como esses médicos, professores, advogados, juízes, padeiros e qualquer profissão que envolva o atendimento ao outro ou que dele dependa, quando faz com desamor, quando as atividades são realizadas com o uso da maledicência, estão momentaneamente achando que estão ganhando algo, mas na verdade estão perdendo.

Devemos fazer para o outro aquilo que queremos receber, mesmo que não seja a recompensa vista no momento, pois como diz, “mas quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita”, (Mateus 6:3).

Portanto quando fazemos algo a alguém não devemos esperar nada em troca, já que o que fazemos esperamos que no futuro, venha na forma de louvores. Como diz Mario Sérgio Cortella, “ética é tudo aquilo que fazemos quando ninguém está vendo”, ou seja, o que somos, somos em todos os lugares, independente de com quem ou qual situação esteja.

O trabalho mais simples tem o seu mais alto valor, pois todos os trabalhos são necessários para que a vida em sociedade caminhe. Se você faz o seu trabalho com amor, ele deixará de ser trabalho, ao passo que por maior que seja o seu cargo, se não há satisfação e amor no que se faz, ele se torna um fardo.

Às vezes a vida nos provoca situações que entramos em desespero e nos perguntamos o porquê de sofrermos tanto. Mas os ventos da mudança e a colheita são para todos. Como já dizia Chico Xavier, “Tudo Passa”. Não há nada que fique oculto. Por isso faça o bem. Fortaleça seu espírito com boas atitudes. Como já disse em texto anterior, agradeça as pequenas coisas da vida. Não tire da boca do seu irmão o pão com o uso da corrupção, pois você está tirando da sua alma o fruto da evolução.

Que sejamos luz.

Que o Senhor Jesus esteja conosco.

A felicidade é o caminho e caminhando estou.

*Juliana Procopio é colunista voluntária do Blog Letra Espírita. Leia outros artigos de sua autoria clicando aqui.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page