top of page
Tópicos

A ansiedade sob o prisma Espírita


Rodrigo Fonseca

Se analisarmos como está o mundo à nossa volta, facilmente chegaremos à conclusão de que tudo nos conduz à loucura, ao infantilismo, à imaginação exasperada, e, obviamente, à ansiedade. Ouvimos diariamente que temos que, cursar uma faculdade, trabalhar, ter uma carreira bem sucedida, ser independente, encontrar um amor, ir à igreja, fazer atividades físicas, consumir comida saudável, adquirir bens, buscar cultura, ter um hobby e ainda ter tempo livre. Quando optamos por caminhos diferentes, somos apontados, pressionados e cobrados por nossas escolhas. Isto nos ajuda a compreender, em partes, o porquê de tantas pessoas terem desenvolvido transtorno de ansiedade nos últimos tempos.

Esses tantos afazeres nos induz a querermos antecipar tudo o que imaginamos ser importante, a resolver inúmeras coisas em um único dia, cuja quantidade de horas são apenas 24. Na ânsia de querer tudo para ontem, atropelamos nossa saúde, ignorando o mal estar físico e psíquico, como se não houvesse o amanhã. Sensações de desgaste físico ao final do dia, impaciência, coração acelerado, suor excessivo, dificuldade de respirar, choro constante, são alguns dos sintomas de quem sofre de ansiedade patológica. É uma angústia sem fim, porque o controle miraculoso sobre os sintomas não existe.

Ao nos referirmos a um indivíduo que é naturalmente ansioso, lidando com este mal desde a infância, faz-se necessário, que busquemos respostas para esse transtorno nas causas espirituais. Neste sentido, o Espiritismo esclarece que, possivelmente, em uma vida pretérita, o indivíduo enfrentou situações de conflitos, nas quais, não teve controle, deixando-o rendido e envolvido em sentimentos de culpa, revolta, frustração e dor. Mesmo não recordando das vidas pregressas, os sentimentos ficaram registrados em seu espírito e vem à tona sempre que passa por momentos desconfortáveis desencadeando a crise de ansiedade.

É importante prestarmos atenção aos ansiosos, oferecer-lhes uma acolhida fraternal e a possibilidade de tratamentos, pois estamos lidando com um mal estar físico, psíquico e espiritual. Físico, porque todo esse estresse causa dano ao sistema imunológico; psíquico, porque impede o ansioso de ter uma vida relativamente normal e feliz; e espiritual, porque é uma porta aberta para que espíritos obsessores o influenciem a fazer algum mal para si ou para outrem.

O que a doutrina Espírita nos orienta sobre o transtorno de ansiedade?

No Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo V – Bem aventurados os aflitos, a Espiritualidade Superior nos orienta que as ansiedades armam muitos crimes e jamais edificam algo de útil na Terra, e que ninguém nasce ansioso, se assim o fosse, sua vinda não seria com o propósito do trabalho com o intuito do auto-aperfeiçoamento e sim, viver como um desesperado, sem remissão. Neste capítulo, supõe-se que a ansiedade seja acompanhada por influências de obsessores. Para isso, o diálogo é necessário no intuito de afastar esses espíritos menos esclarecidos. Outras alternativas são os passes, as palestras e os cursos oferecidos pelas casas Espíritas.

No que tange à parte orgânica, é apontado como maneiras de controlar a ansiedade: a meditação, os exercícios de respiração, a prática de esportes (pois libera endorfina, que causa sensação de bem-estar e dever cumprido, relaxando assim os nervos) e a terapia, seja essa psicanalítica ou alternativa / holística. No que tange à parte espiritual, é de suma importância buscar não apenas a ajuda espiritual nos centros Espíritas, mas a conexão com os espíritos de luz, para que eles possam nos proteger e orientar os nossos caminhos. Assim, somando o conhecimento adquirido nos estudos, os bons fluidos que atrairmos pela nossa elevação e a luz dos espíritos benfeitores, certamente a existência será mais tranquila, com paz no coração, na mente e na alma.

Nosso querido Chico Xavier ainda salienta: “Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos nós”.

Abraços e muita luz para ti!


=========

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita. Clique aqui e receba livros em casa.


2.246 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page