top of page
Tópicos

A influência dos Espíritos Superiores no Espírito Natalino: Conexões espirituais no Natal

ree

Nandra Laura


As festas de final de ano invocam alguns sentimentos peculiares, especialmente o de saudades. Há aquelas pessoas que ficam reflexivas, fazendo o balanço emocional do ano vigente. Outras ficam nostálgicas, recordam de tempos em que se consideravam mais felizes. De fato, algo é inegável: há um clima diferente no ar.

 

Em um mundo materialista acaba-se por confundir Natal com data comercial. Um feriado, uma festa regada a bebida e muita comida e reencontro com parentes. Esse dia foi sendo reduzido às confraternizações e amigos ou inimigos ocultos, e de repente o aniversariante foi ficando em segundo plano.

 

A Doutrina Espírita não tem por fim criticar os irmãos que vivem o feriado do Natal, mas convida a viver uma experiência de Natal. Do mesmo modo que preparamos nossas casas para receber parentes de longe, nossos lares com enfeites natalinos ou visitamos os shoppings centers em busca da magia do Natal, por que não preparar o nosso Espírito?

 

Não podemos ser tão radicais a ponto de criticar a troca de presentes. O menino Jesus foi presenteado assim que nasceu. A título de curiosidade, esses presentes foram importantíssimos para a manutenção da família, já que tiveram que fugir para o Egito durante um tempo, uma vez que meninos nascidos naquele tempo foram perseguidos pelo Rei Herodes para serem mortos porque era esperada a vinda do Rei dos Reis.

 

O que Espíritos Superiores diriam sobre o Natal? Lembremo-nos o que a obra O Livro dos Espíritos explica acerca dos Espíritos Superiores. No Capítulo 10 – Ocupações e Missões dos Espíritos é possível aprender com as respostas de que são Espíritos que não se acomodaram e que trabalham para Deus de forma alegre e voluntária.

 

Enquanto a maioria dos habitantes do planeta Terra ainda tem características de preguiçosos ou de barganha, esses irmãos trabalham para o Criador com contentamento.

 

A pergunta 562 de O Livro dos Espíritos (KARDEC, 2022, p. 221-222) traz a seguinte interrogativa: Já não tendo o que adquirir, os Espíritos da ordem mais elevada se acham em repouso absoluto, ou também lhes tocam ocupações?

Resposta: “Que quererias que fizessem na eternidade? A ociosidade eterna seria um eterno suplício.

 

Em nossa pequenez confundimos superioridade com arrogância. Espíritos Superiores nada mais são do que aqueles irmãos que já compreenderam a trilha do perdão e conseguiram desprender-se das teias do orgulho, da vaidade e do egoísmo.

ree

Busquemos exemplos nas obras espíritas que são vastas em exemplos histórias de abnegação. Abnegar-se é, de acordo com o dicionário online de Português: Ação contrária ao egoísmo; desapego completo de suas próprias vontades em função de outra pessoa, causa ou ideologia; altruísmo.

 

Logo, é uma das características dos Irmãos Superiores que já se depuraram, mas também tiveram suas experiências como errantes. Hoje caminham para a Lei do Progresso e auxiliam os que mais necessitam.

 

No livro Libertação, do Espírito de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier, traz a história de Gregório que durante toda a trama planejou sua vingança contra Margarida, entretanto, sua mãe, Matilde – desencarnada – nunca desistiu de Gregório.

 

Matilde era um Espírito Superior que desceu a esferas mais densas para ela com o fim de justamente resgatar seu filho e demovê-lo dessa idéia de ser um Espírito contrário à Ordem Divina.

 

E no período natalino? O que os Espíritos Superiores influenciariam? São irmãos de luz e que se preocupam conosco. Comprometeram-se com o Criador bem como com Jesus quando Ele nos legou o mandamento “Amai ao próximo”. Esse amor é no sentido do cuidado e do zelo.

 

Nesse período festivo sua influência é inspirar no caminho do bem e da caridade. Intuir para a comunhão porque não se trata exclusivamente da data, mas da intenção. O que se colhe no Natal é o que se semeou durante o ano. É o saldo das relações sociais e humanas.

 

Se não souber o que fazer nesse Natal pense no que o aniversariante faria. Se houver um momento de dúvida, como o aniversariante agiria? Espíritos Superiores não causam intrigas e nem as fomentam. Influenciar, é conforme o dicionário online de Português, dentre várias definições: Poder, prestígio ou autoridade que alguém usufrui em uma determinada sociedade ou em outro âmbito qualquer.

 

A escritora Evelyn Freire de Carvalho no livro Luz em Versos (2022, p. 35-36) nos contempla com um poema cujo título é “O Natal.” Nessa obra ela pergunta se Jesus já nasceu para você? De forma poética nos ensina que o Mestre deve nascer todos os dias em nosso íntimo.

 

Acredite: se for para trazer paz e luz para o lar é influência de um Espírito Superior. Que em cada Natal possamos abrir a porta do nosso lar para o convidado de honra que é o Aniversariante da Noite: nosso amado Irmão Jesus.

 

===========

Referências:

CARVALHO, Evelyn Freire de. Luz em versos: poesias espíritas. Campos dos Goytacazes, RJ: Letra Espírita, 2022.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução Guillon Ribeiro] – 1ª edição dez. 2022. Campos dos Goytacazes-RJ: Editora Letra Espírita.

Dicionário On Line de Português.  https://www.dicio.com.br/abnegacao/, acessado em 16 de novembro de 2024 às 16:33.

Dicionário On Line de Português https://www.dicio.com.br/influencia/, acessado em 16 de novembro de 2024 às 13:45.

André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier. Libertação. 33ª edição – 13ª impressão – 2020. Federação Espírita Brasileira – FEB.

ree

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira.

 
 
 

Comentários


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page