Tópicos

Bipolaridade e Espiritismo



Por: Helena Kolbe

O que é bipolaridade? Como os espíritos influenciam?

Bipolaridade é, segundo sua etimologia, uma oscilação entre dois polos totalmente diferentes entre si.


As pessoas bipolares, mudam de humor com uma certa frequência. Vão de um bom humor à irritabilidade ou depressão, de repente.

Clinicamente, há tratamentos que auxiliam a estabilizar o humor, porém, muitas vezes, o paciente necessita de ajuda para tomar a medicação.


No âmbito espiritual, sabemos que somos influenciados por espíritos o tempo todo. Nunca estamos sozinhos. Dependendo do nosso humor, pensamento e vontade, atraímos para perto de nós, bons ou maus espíritos. E, em alguns casos, há grande influência de espíritos inferiores sobre pessoas, causando o distúrbio bipolar.


Em O Livro dos Espíritos, questões 371 até 378, Kardec questiona os imortais sobre a existência de pessoas com distúrbios mentais.

Os amigos de luz esclarecem que Deus não criou ninguém para o sofrimento, nós somos causadores de nossos próprios infortúnios e, por misericórdia e amor infinito, nosso Pai nos dá chances de nos reabilitar e aprender com erros pretéritos.

Os espíritos inferiores aproveitam as brechas e se instalam em nos pensamentos, incentivando, levando o obsidiado a ter atitudes que não condizem com o seu normal, deixando-o numa depressão tão profunda que pode levar ao suicídio.


Em Marcos 5:1-20, temos a cura do homem gadareno. Narra a história de um homem, taxado de louco, que certa vez, encontrou Jesus, e, a seus pés implorou pela cura, quando Jesus questionou seu nome, a resposta foi “Legião, por que somos muitos”. Então, nosso Mestre ordenou que eles deixassem o corpo daquele homem, sua elevação moral fez com que a cura fosse imediata. Temos aqui um exemplo de como a fé em Deus pode nos ajudar em nossa jornada.


Muitos casos de pessoas bipolar, o corpo deficiente é a proteção de um espírito muito inteligente, mas que, em algum momento, abusou de sua esperteza para causar mal aos outros. E, quando reencarnamos, pedimos uma oportunidade de nos redimir de nossos erros. Deus, que é pura bondade, nos permite voltar ao plano físico e dar mais um passo em nossa evolução.


Portanto, atrás de pessoas com essa disfunção existem histórias que não sabemos, então, se você conhece alguém nessas condições, ajude-a da melhor forma possível. Acompanhe seu tratamento, faça orações por ela, se possível, junto dela.

Façamos o que nosso Mestre nos ensinou, amemos uns aos outros, nos importemos com sua dor, sejamos instrumentos de luz.


O distúrbio bipolar tem tratamento, tanto médico, quanto espiritual, um não anula o outro. Os dois, em conjunto, auxiliam a pessoa a combater essa fase, pois sabemos que nada é para sempre e, num mundo de provas e expiações, estamos sempre em evolução, sempre progredindo e estamos fadados a felicidade. Por tanto, tenhamos fé, coragem e resignação em momentos difíceis, já que a doença nunca é castigo e sim aprendizagem para todos, não só para a pessoa em si.


“Espírito algum construirá a escada de ascensão sem atender às determinações do auxílio mútuo.” (Bezerra de Menezes)


========

Bibliografia:

12/08/2019: https://livrodosespiritos.wordpress.com/mundo-dos-espiritos/cap-7-retorno-a-vida-corporal/v-idiotismo-e-loucura/

12/08/2019: https://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/5/1-20

12/08/2019: https://www.pensador.com/frases_de_bezerra_de_menezes/


-----------------------------

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita