top of page
Tópicos

Bulimia e Espiritismo


Fernanda Oliveira


“Meu corpo, não meu agente, meu envelope selado, meu revólver de assustar, tornou-se meu carcereiro me sabe mais que me sei. “(Carlos Drummond de Andrade)


No momento atual a sociedade associa beleza e sucesso à magreza. A magreza apresenta-se como a forma mais representativa de sucesso social, a gordura é encarada como desleixo e falta de controle pessoal sendo considerada como verdadeiro sinônimo de feiúra. A procura por um padrão ideal de beleza e a obsessão pela estética “ perfeita” imposta pela sociedade promove o aumento de casos de transtornos alimentares.


Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios do comportamento alimentar, com elevadas taxas de morbidade e mortalidade, principalmente na população jovem. As pessoas que sofrem de transtornos alimentares, geralmente tem características psicológicas bastante parecidas, como por exemplo a falta de autoconfiança e autoestima, por vezes excesso de perfeccionismo ou necessidade de controlar tudo. Os transtornos alimentares também costumam ter como desencadeante algum evento significativo como perdas, separações, mudanças, doenças orgânicas, distúrbios da imagem corporal (como a insatisfação), depressão, ansiedade e até mesmo traumas de infância. Tendo a sua incidência aumentada nas últimas décadas, afeta predominantemente as mulheres e são mais frequentes nos países ocidentais.


Os fatores sociais são verdadeiros influenciadores e pressionam de todos os modos com as marcas colocando em seus comerciais, em sua maioria só pessoas magras, a publicidade alimentar com os seus produtos dietéticos e light e a valorização de uma imagem padrão estética conduzem a alterações do comportamento alimentar responsáveis por uma série de problemas físicos, mentais e emocionais que, quando não causam situações irreparáveis, só com grande dificuldade são ultrapassados. Os padrões de beleza e magreza a serem seguidos como sinônimos de sucesso feminino expressam, no corpo das mulheres, uma série de práticas e normas de controle social que podem ser entendidas como novas exigências da atualidade.


A bulimia é um transtorno alimentar com episódios repetidos e alternados de um grande desejo alimentar com uma enorme ingestão de alimentos seguidos por comportamentos compensatórios inapropriados, como, o vômito induzido, diuréticos, laxantes ou outras medicações, jejum ou exercício físico excessivo com o intuito de impedir o aumento do peso.


O corpo físico expressa o que vai nos nossos pensamentos, atitudes, no nosso interior e coração. Segundo Kardec : “ As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrena; são inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos.” . As doenças são resultado de um comportamento desequilibrado da mente que acaba promovendo desequilíbrio físico, emocional e psíquico. Através de escolhas equivocadas e ilusórias feitas durante a vida acabamos desequilibrando nosso corpo físico e mente.


A Lei da Conservação é uma lei natural que ensina que a vida num corpo físico é necessidade ao aperfeiçoamento dos seres e que o corpo é um instrumento de trabalho e evolução; que é necessário moderação para manter o equilíbrio. Conforme a questão 727 de O Livro Dos Espíritos : “Contra os perigos e os sofrimentos é que o instinto de conservação foi dado a todos os seres.” A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde para proporcionar seu crescimento moral e espiritual.


A Doutrina Espírita tem como um de seus propósitos melhorar e auxiliar nossa jornada evolutiva, de forma consciente e na pratica do bem. O Espírito é responsável por seus atos e atitudes, por sua livre escolha, enquanto não procurar se aperfeiçoar será responsável pela sua condição de felicidade ou infelicidade A filosofia espírita abre as portas das investigações e da reflexão enobrecendo assim o conhecimento do ser humano.


A cura de qualquer patologia está condicionada a vontade e ao mérito do individuo que procura terapia, tratamentos para aliviar os sintomas e busca se modificar para as causas do transtorno; essa analise significa reforma intima, trabalho de autoconhecimento, dialogo interno o resgate e conhecimento de si mesmo.


Necessitamos nos localizar no Universo, perceber nossa oportunidade de amadurecimento, escolher o caminho que vamos percorrer, fazendo da nossa vida terrena um aperfeiçoamento moral. Onde o Evangelho segundo o Espiritismo deixa de ser um livro e passa ser um roteiro de bem viver.


Não se pode falar em uma vida digna sem saúde. Ter saúde é o primeiro requisito de uma vida minimamente satisfatória. A saúde objetiva a vida do ser humano com ela pode-se pensar em desenvolvimento e crescimento da qualidade de vida da sociedade. Não há como pensar em educação, trabalho, lazer sem a saúde. A cura é a restauração biológica que reorienta o espírito, é como perder o caminho, a direção e depois retornar para a rota. Dentro de cada um está a sua cura para todos os males. Não existe mudança nos efeitos se não mudarmos as causas.


Ao aceitarmos aquilo que somos, a nossa mente fica relaxada e serena. A busca pelo equilíbrio faz com que cuidemos de todas as áreas de nossa vida com atenção e cuidado proporcionando assim uma vida plena e saudável.


Vamos caminhando buscando o equilíbrio em nossas atitudes, conhecendo nossos propósitos e promovendo o bem.


REFERÊNCIAS


1- O corpo- Carlos Drummond de Andrade - Editora Companhia das Letras

2-. O Evangelho segundo o Espiritismo. Allan Kardec-Editora Federação Espírita Brasileira.

3-O Livro dos Espíritos. Allan Kardec-Editora Federação Espírita Brasileira.

4- O Consolador- Chico Xavier- Editora Federação Espírita Brasileira.

5- Transtornos Mentais- Suely Schubert- Editora InterVidas

7- https://blog.psicologiaviva.com.br/transtorno-alimentar/

1.219 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page