Tópicos

Buscando Nossos Objetivos


André Franchi

Retomando as considerações iniciadas no artigo “Estamos no nosso Depois de Cristo?”, voltamos a enfatizar que um dos principais objetivos de nossas jornadas aqui no plano terreno é a nossa melhoria, nosso processo evolutivo.


A lógica reencarnacionista é baseada na nossa capacidade de irmos melhorando existência após existência, quase sempre intercaladas por estadas nos planos espirituais inferiores e superiores, para nossa preparação e aprendizado.


Porém, somente com a chegada do Espiritismo, recebemos os esclarecimentos necessários para traçarmos caminhos seguros que nos conferem maiores chances de atingir estes objetivos evolutivos.


Jesus Cristo foi o modelo inicial proposto e apresentado à humanidade, em termos de parâmetro de evolução. Sua vinda ao plano terreno nos deixou um legado de exemplos e ensinamentos.


Após Jesus Cristo, tivemos várias personalidades que deixaram suas vidas registradas na história da civilização, por serem exemplos de pessoas aparentemente “normais”, mas que foram “chamadas” ou “convocadas” através das mais variadas formas, seja pela espiritualidade maior ou pelo próprio Mestre Nazareno e, que se tornaram referências em termos de amor, fraternidade, solidariedade e caridade.


Já foram citados Maria de Magdala e Saulo de Tarso, que se tornou o apóstolo Paulo, posteriormente santificado, também temos a bela história de Francisco de Assis, que se tornou São Francisco, assim como vários outros casos nas mais diversas épocas e circunstâncias.


Devemos tomar como lição destes exemplos, que é possível mudarmos e recomeçarmos, independente de quem sejamos e de quantos erros já tenhamos cometidos.


Afinal de contas, Saulo de Tarso, antes de seu “despertamento” era um fariseu que perseguia cristãos e ordenava suas mortes; Maria de Magdala era uma meretriz que vivia num mundo de entorpecimento e sexualidade; Francisco de Assis era filho de um rico comerciante, levava uma vida de jovem conquistador e até participou em guerras. Nenhum deles nasceu em berço “iluminado”.