top of page
Tópicos

Como Viver Bem No Mundo dos Estressados



Por: Carmem Paiva de Barros

“A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro”.

A frase é de John Lennon, um dos mais criativos compositores dos Beatles, banda de rock inglesa que revolucionou todo um jeito de ser e pensar da juventude em todo o mundo, na década dos anos 60 do século passado. Em busca dessa “vida que acontece”, a humanidade tornou-se indefinida e anonimamente globalizada com o advento da internet e de toda uma tecnologia avançadíssima de comunicação e informação, que fez o mundo ficar menor através da tela de um computador ou celular de última geração.


Quando tudo parecia que as pessoas iriam ter mais tempo, aparece a “pressa” levando todos na loucura gerada pela globalização que vem apelando para a quantidade do ter em contraposição à qualidade do ser. Um novo modo de vida que nos obriga a viver a vida além das 24 horas disponíveis, por conta de tantos afazeres e compromissos assumidos. Um corre-corre sem fim que nos distancia cada vez mais dos valores da família, dos amigos, do tempo livre, do lazer, do local onde vivemos nossa infância e adolescência.


Por um freio nessa correria significa a retomada dos valores essenciais do ser humano, dos pequenos prazeres do cotidiano, da simplicidade de viver e conviver serenamente a fé e a religião em tempos de materialismo fragmentado em profecias medonhas de fim do mundo.


É o momento de questionar se os velhos ditados “devagar se vai ao longe” e “a pressa é inimiga da perfeição” não estão por merecer uma melhor atenção nestes tempos de desenfreada loucura pelo consumismo, em ter tudo o que a televisão vende como algo que vai nos trazer felicidade e bem-estar pessoal. Sem falar que as pessoas ainda querem “ser”, sair do anonimato de qualquer maneira, tornar-se famosa e aparecer como estrela numa constelação iluminada pela cega vaidade humana.


Sem serenidade e extremamente ambiciosas, pessoas vivem correndo atrás do tempo para ganhar dinheiro.

Muitas acabam morrendo sem tempo sequer para uma missa de corpo presente.


Outras ficam ansiosas com o futuro e esquecem de viver o presente, que é o único tempo que existe para resolver problemas mal resolvidos no passado. Reclamam do tempo e das oportunidades que todo mundo tem igualmente para vencer a si mesmo e conquistar a verdadeira felicidade. Esquecem que cada pessoa faz o seu tempo melhor ou pior.

Não se deixe engolir pela globalização do mundo.


O nosso modo de vida para ser perfeito e completo precisa tão-somente de um momento especialmente reservado para curtir a família, ficar com a pessoa amada, brincar com os filhos e netos, sorrir despreocupadamente com os velhos e novos amigos, pescar no fim de semana ou fazer um piquenique. Tudo isso sem pressa, sem relógio e com tempo suficiente para entender que a vida é feita de harmoniosa cumplicidade com a nossa vontade de ser feliz por inteiro.


--------------------------

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

388 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page