top of page
Tópicos

Construtores da Nova Era - Resenha


Luana Oliveira


A obra é de autoria do escritor Rossano Sobrinho, e foi lançada no mês de Abril deste ano, e editada e distribuída pela Editora Letra Espírita. Rossano é um escritor Espírita consagrado, conta com diversas obras igualmente ricas em conhecimento voltadas à Espiritualidade, e também é terapeuta, educador e coordenador do Grupo do Evangelho da Sociedade Espírita Paz, Amor e Caridade de Espera Felix, no Estado de Minas Gerais. Realiza palestras e seminários em diversos lugares, como clubes de serviços, casas espíritas e Universidades.


A história é descrita no decorrer de suas 240 páginas, dividida em 25 capítulos, contando a belíssima história de um jovem casal, Rubens e Sofia, que adentra a porta do Espiritismo em pequenos e significativos passos rumo às grandes mudanças internas e externas, porta essa aberta pelo professor Universitário Flammarion e sua doce esposa, uma médica aposentada, Dona Rosa, sob a tutela do irmão Lourenço.


Tudo se inicia após um sonho enigmático e intrigante de Rubens, no qual também aparecia a imagem do seu querido professor, que acaba o procurando e relatando a experiência em busca de respostas. Ele, por sua vez, promete essa tal resposta em breve, contanto que ele receba um presente que pode ser o primeiro grande passo para que possa compreender o que o intrigava, da forma mais proveitosa possível. O presente era o Evangelho Segundo o Espiritismo, umas das obras Espíritas doutrinárias básicas, codificada por Allan Kardec. O jovem e Sofia, sua namorada, logo se encantam com esse “novo mundo” que se abriu diante de seus olhos.


Logo, os quatro, em conjunto, passam a realizar estudos de forma regular com a finalidade de aperfeiçoarem seu conhecimento por meio do reflexões, disciplina e dedicação. No livro, esses encontros são descritos de forma magnífica, com riqueza de detalhes e naturalidade entre os diálogos que se desenvolvem, repletos de citações referente às obras de Kardec, dando ênfase na aplicação dentro das situações que surgem no cotidiano de cada um, conduzindo-os a uma situação emocionante, esclarecedora e também transformadora, mostrando que o objetivo do Espiritismo é espalhar o amor e fortificar a fé, para que sejamos todos irmãos, assim como é a vontade do nosso Pai maior. Dois jovens, um casal experiente e dedicado, e os pais de Sofia, um homem doente com a fé abalada e uma mãe fanática pela sua religião. Nesse último caso, não poderia deixar de citar uma frase da obra, a qual traz um significado enorme e grandioso dentro dos acontecimentos narrados que os envolvem, dita pelo Professor Flammarion, na página 45, Capítulo III: “Nunca concordei com imposições, não acredito que Jesus arrombe a porta do coração de ninguém.” A mudança chega de forma natural, sem forçar ou obrigar a nada, ela vem como uma mão delicadamente estendida.


A história é rica em todos os sentidos, principalmente doutrinário, apresentando situações e dando as devidas respostas de forma simples e didática. A linguagem utilizada na escrita pelo autor Rossano é mais simples e de fácil compreensão, sendo fantástica e belíssima, algo realmente para se apreciar.


Além das obras de Kardec, são citadas outras obras muito importantes, principalmente as psicografadas por Franciso Xavier. A obra aborda também outro tema muito interessante, o qual vale a pena se aprofundar: o “desdobramento espiritual /viagem astral”, o dom que os médiuns como o irmão Lourenço e nosso querido Chico Xavier possuíam, podendo estar em mais de um lugar ao mesmo tempo por meio de materialização. Isso é majestosamente explicado na obra.


A riqueza de informações que se encontra nesse livro chega a ser um verdadeiro presente; são muitos os temas tratados e indicações que surgem, pois as sugestões dos mentores aos jovens são um convite a nós, os leitores, para além das páginas. Dificilmente você verá alguma citação e não irá procurar mais e mais sobre o assunto. Há menções também aos nomes de figuras maravilhosas, como a médium e palestrante Isabel Salomão.


Por fim, digo com convicção, esse não é apenas um livro, é uma estante inteira. Espero que leiam e releiam e que depois apliquem no dia a dia e busquem repassar uns aos outros. Tenham coragem e fé sempre, assim como o jovem casal do livro.


Finalizo com as palavras da querida personagem, dona Rosa, citando uma frase dos próprios Espíritos:


“O mal domina no mundo porque os bons são tímidos e os maus audaciosos”; então sejam genuinamente bons e audaciosos.


173 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page