top of page
Tópicos

Entendendo o Perispírito


Marisa Fonte


284 – Como podem os Espíritos, não tendo corpo, comprovar suas individualidades e distinguir-se dos outros seres espirituais que os rodeiam? Comprovam suas individualidades pelo perispírito, que os torna distinguíveis uns dos outros, como faz o corpo entre os homens (KARDEC, 2022, p. 147).

Perispírito é o corpo fluídico – ou corpo espiritual – que envolve o Espírito e liga o corpo fluídico e o corpo físico. Uma boa comparação seria pensarmos em um ovo cozido, onde o corpo físico seria a casca, o perispírito, a clara, e o corpo espiritual, a gema.

Podemos definir o perispírito como um corpo intermediário entre a matéria densa do corpo físico e matéria sutil, que é o Espírito.

O nome perispírito foi dado por Kardec com base na membrana que envolve a semente de um fruto, sendo a semente o Espírito e a membrana, o seu envoltório fluídico protetor.

Segundo nos ensina Kardec, assim que ocorre a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, o perispírito se une ao ser humano. Conforme o corpo vai se desenvolvendo, o perispírito se desenvolve também e o ser adquire as características que foram definidas antes da encarnação. Tais características corresponderão àquelas presentes nos mundos nos quais o Espírito venha a reencarnar.

O perispírito é ligado ao corpo por laços fluídicos, e estes laços são desfeitos quando ocorre a desencarnação. É a isso que se refere a expressão desligamento dos laços, que comumente ouvimos.

Durante o nosso sono físico pode ocorrer que o Espírito se afaste do corpo físico, ficando livre para fazer as chamadas viagens astrais, também conhecidas como desdobramentos conscientes.


O perispírito fica unido ao corpo físico até que a pessoa desencarne. Após a desencarnação, o perispírito fica ligado ao Espírito, que continua apresentando as características visuais pelas quais foi conhecido na sua última encarnação.

É interessante notar que as sensações que vão do corpo físico para o Espírito passam através do perispírito. Na maior parte das vezes, as doenças se manifestam primeiramente no perispírito e posteriormente no corpo físico.

Dentre outras funções, o perispírito:

- Sustenta o corpo espiritual, pois é responsável por manter a sua estrutura;

- Capta as energias do Mundo Espiritual, transmite-as ao corpo físico, e vice-versa.

- Registra as informações que o Espírito recebe durante toda a sua existência. Tais informações, que compreendem pensamentos, lembranças, emoções e experiências são mantidas no perispírito, podendo ser acessadas pelo Espírito posteriormente.

- Permite a comunicação dos Espíritos com pessoas encarnadas.

- É um instrumento de evolução do Espírito, pois é ele que permite ao Espírito relacionar-se com o mundo físico, desse modo vivendo experiências e adquirindo conhecimento.


Referências

KARDEC, Allan; O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. 2022. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita.


Federação Espírita Brasileira. Folheto: Conheça o Espiritismo. Brasília: FEB, 2015.


KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de Estudos Psicológicos. ano 1, dez. 1858. Aparições. Tradução de Evandro Noleto Bezerra. 5. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2014.


https://www.altoastral.com.br/mundo-mistico/perispirito-o-que-e/




367 visualizações

Comments


Postagens Recentes
Postagens Populares