top of page
Tópicos

Irmãos para todas as vidas



Quase todos os dias, algo é celebrado ao redor do mundo. E estas datas servem para você refletir sobre a importância do tema em nossas vidas. No dia 05 de setembro, é celebrado o dia dos irmãos no Brasil.

Quando se fala de irmão, na maioria das vezes, nos referimos ao filho dos nossos pais, nosso irmão consanguíneo. Mas podemos falar também daquela pessoa especial, considerada um grande amigo e que você o considera como membro da família, um irmão. No universo cristão, os irmãos são todos os nossos "próximos" que, diante da divindade, são "filhos" de um mesmo pai: Deus.

O dia do irmão surgiu no Brasil por iniciativa da Igreja, que homenageia o aniversário de morte da missionária Madre Teresa de Calcutá, desde 2007, data que completou 10 anos de seu desencarne. Na índia, esta data é bastante celebrada durante o mês de agosto. Lá na terra das rotas comerciais históricas, os indianos fazem um ritual de oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, simbolizando a união e proteção entre eles.

Há vários tipos de irmão: O sabe-tudo, o mandão, o amigo, o bagunceiro, o nervosinho, o nerd, o irritante, o gêmeo e o mimado. Mas são todos irmãos que unidos protegem-se e ama-se durante toda a vida ou antes mesmo antes dela aqui na Terra.

Entre diversos irmão, o envolvimento é muito forte e fraterno. Muitos irmãos compram briga quando o outro está sendo injustiçado. É um sentimento espontâneo. Muitos irmão comunicam-se pelo olhar. Há irmão gêmeos que sentem dor se o outro está passando por alguma situação ruim.

Em “O Livro dos Espíritos” (Capítulo VII – Simpatias e Antipatias Terrenas), Allan Kardec comenta os laços de irmãos na questão seguinte:

386 Dois seres que se conheceram e se amaram podem encontrar se noutra existência corpórea e se reconhecerem?

– Reconhecerem-se, não; mas serem atraídos um pelo outro sim; e frequentemente as ligações íntimas, fundadas numa afeição sincera, não provem de outra causa. Dois seres se aproximam um do outro por circunstâncias aparentemente fortuitas, mas que são o resultado da atração de dois Espíritos que se buscam através da multidão.

386. A) Não seria agradável para eles se reconhecerem?

– Nem sempre. A recordação das existências passadas teria inconvenientes maiores do que acreditais. Apôs a morte eles se reconhecerão e saberão em que tempo estiveram juntos.

Sabemos que nossas provas e expiações são planejadas muitos antes de renascermos aqui ou em outro mundo. Afinidades e simpatias, aparentemente, não se explicam. Mas lembre-se que são anos e vidas que construíram esses laços. Valorize seu irmão, se sangue ou não. Um irmão te acompanha por toda a vida...

=====

Veja toda a seleção do mês em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber livros espíritas em sua casa!


334 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page