Microcefalia sob a luz do Espiritismo
- rafaela662
- há 26 minutos
- 3 min de leitura

Simara Lugon Cabral
De acordo com informações do Ministério da Saúde: “a microcefalia é uma anomalia congênita caracterizada pela redução do perímetro cefálico (...). Indivíduos com microcefalia comumente apresentam comprometimento neuropsicomotor, bem como problemas de visão e audição, a depender da gravidade da microcefalia. Os fatores de risco envolvidos com a ocorrência da microcefalia podem ser genéticos, envolvendo a presença de variantes genéticas patogênicas ou alterações cromossômicas no indivíduo afetado; pode ser resultado de fatores de risco ambientais, como a infecção gestacional por sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes e vírus Zika (que formam o acrônimo STORCH-Z), doenças ou condições maternas, como a diabetes ou a desnutrição, bem como a exposição intrauterina a substâncias teratogênicas como álcool, radiação, medicamentos e outras substâncias teratogênicas. Entre 2015 e 2017, ocorreu no Brasil uma epidemia de casos de microcefalia relacionada à infecção no período gestacional pelo vírus Zika. Atualmente, o conjunto de anomalias congênitas e alterações neuropsicomotoras causadas por essa infecção intrauterina, que muitas vezes inclui a microcefalia, compõem a chamada Síndrome Congênita associada à infecção pelo vírus Zika (SCZ).”
De acordo com a Doutrina Espírita, os indivíduos que nascem com esta condição podem estar passando por expiação ou por missão, conforme esclarece a questão 132 de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec: “Qual o objetivo da encarnação dos Espíritos? “Deus lhes impõe a encarnação com o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação”.
Portanto, a encarnação com uma condição física limitante pode ser uma provação para o Espírito ou para sua família, que necessitará desenvolver sua paciência, sua resignação e a sua generosidade no cuidado com o próximo.
Desta forma, caso seja uma expiação, a microcefalia é uma oportunidade de reajuste, para que os Espíritos possam reparar suas dívidas adquiridas em vidas passadas. No entanto, ela também pode tratar-se de uma prova a qual o próprio Espírito solicita que ocorra para que possa ascender na escala evolutiva ou para auxiliar os seus parentes e amigos a se capacitarem através do amor e da compaixão.
O livro Onde Moram os Recomeços, publicado pela editora Letra Espírita, traz a história de uma criança que nasce com microcefalia, é abandonada por sua família biológica e posteriormente é adotada por outra família, que devota a ela todo o seu amor, sem se importar com os desafios que enfrentaria ao escolher voluntariamente trazer para o seu seio familiar uma criança com esta condição.
Assim como a chuva que rasga o silêncio trazendo o incômodo, mas renova, regando a semente do amanhã, os desafios impostos ao corpo físico também trazem desafios que são necessários ao burilamento do Espírito. O renascimento na carne ocorre com o objetivo de desenvolver as virtudes necessárias para a evolução da alma, e as doenças e condições que fazem sofrer o corpo por outro lado elevam o Espírito e o encaminham para o seu verdadeiro destino: a perfeição relativa, aproximando o ser da Divindade e dos reais objetivos de sua encarnação.
Portanto, aqueles que ao receberem uma criança em seu seio familiar, seja pela gestação, pela adoção ou por qualquer outro meio ao invés de dizerem: “que venha com saúde!”, que digam: “que venha como for e receberá todo o nosso amor”, pois na saúde ou na falta dela, o que verdadeiramente importa é o amor, este sentimento sublime, que quando é devotado à alguém não vê cor, condição física, classe social e, tampouco, nenhuma outra barreira física: ele é sentido de toda a sua alma e de todo o seu coração.
==========
Referências:
1- Microcefalia. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/microcefalia>. Acessado em 17 de novembro de 2025.
2- KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos – tradução Guillon Ribeiro – 1ª edição– Campos dos Goytacazes-RJ: Editora Letra Espírita, 2022.
3- CABRAL, Simara Lugon. Onde Moram os Recomeços. 1ª edição – Campos dos Goytacazes-RJ: Editora Letra Espírita, 2025.
Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira.







































Comentários