top of page
Tópicos

Obras Básicas do Espiritismo


Cecília Alves


As Obras Básicas do Espiritismo constituem a base sobre a qual se constroem os alicerces da Doutrina Espírita.


O Evangelho Segundo o Espiritismo (KARDEC, 2019) nos recomenda, em seu Capítulo VI, item 5: “Espíritas!, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”.

Todo aquele que deseja se aprofundar nos conhecimentos do Espiritismo, ou até mesmo da Espiritualidade em geral, encontrará nas Obras Básicas Codificadas por Kardec um guia seguro, que o auxiliará a entender mais sobre a Doutrina Espírita, sobre as questões que envolvem o plano Espiritual e o plano físico, além de auxiliarem no autoconhecimento e melhora pessoal do indivíduo.


Como dito anteriormente, as Obras Básicas foram codificadas, ou seja, reunidas, compiladas por Allan Kardec, que não escreveu de próprio punho e imaginação os livros constantes da Codificação Espírita (outro nome para Obras Básicas), mas sim reuniu os ensinamentos trazidos pelos Espíritos a respeito da Espiritualidade e suas leis.


A Codificação é composta por 5 livros que também podem ser chamados de Pentateuco da Doutrina Espírita (OBRAS, 2021).


São eles:


O Livro dos Espíritos: teve sua primeira edição em 1857; é composto de perguntas e respostas feitas aos Espíritos elevados através de médiuns de diversos locais do mundo. O livro aborda temas como Deus, a imortalidade da alma, a necessidade da reencarnação, Leis Morais etc.


O Evangelho Segundo o Espiritismo: neste livro encontramos os ensinamentos da moral de Jesus Cristo sob a interpretação da Doutrina Espírita. Auxilia-nos a compreender diversas instruções do Mestre Jesus, não raras vezes contidas em parábolas que nem sempre são facilmente compreendidas por nós. Deste modo, o Evangelho vem aclarar as referidas parábolas e demais ensinamentos do Cristo.


A Gênese: aborda a Gênese do universo à luz da Doutrina Espírita, os milagres e as predições. É um livro bastante rico de ensinamentos.


O Céu e o Inferno: seu objetivo principal é demonstrar a imortalidade da alma, que ela sobrevive a morte do corpo físico. Nos mostra ainda que conceitos como Céu e Inferno são muito limitados, afinal, como nos ensinou o Cristo, há muitas moradas na casa do Pai, não sendo possível que existam apenas Céu e Inferno como destinação do homem após a morte física. Este livro é composto ainda de relatos de diversos Espíritos desencarnados, que nos esclarecem como ocorreu seu desencarne e qual a sua situação espiritual após o desenlace físico.


O Livro dos Médiuns: nos ensina como ocorre o intercâmbio entre o plano físico e o plano Espiritual, como ocorrem as manifestações Espíritas, discorre ainda sobre os tipos de mediunidade e em que constitui a sua prática. É um livro fundamental para quem deseja conhecer mais a respeito da mediunidade.


Além das Obras Básicas já citadas, são importantes leituras complementares ainda os seguintes livros publicados após o desencarne de Allan Kardec:


Obras Póstumas: contém informações a respeito de Allan Kardec, aponta questões fundamentais a respeito da Doutrina Espírita etc.


O Que é o Espiritismo: aborda os pontos fundamentais da Doutrina Espírita.


Em resumo, afirmamos que é fundamental conhecer as Obras Básicas bem como os livros complementares a elas já citados, visto que nos dão conhecimento do que é de fato o Espiritismo, e nos auxiliam na evolução Espiritual através dos seus ensinos morais. Além disto, acrescenta-se que é muito importante que conheçamos a Doutrina que desejamos abraçar ou ainda com a qual simpatizamos.


REFERÊNCIAS

OBRAS de Allan Kardec. Federação Espírita Brasileira, 2021. Disponível em: http://febnet.org.br. Acesso em: 30 de Julho de 2021.

KARDEC, Allan. A Gênese. 1º ed. Capivari: EME, 2020.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capivari: EME, 2019.

287 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page