top of page
Tópicos

Origem do espiritismo



Qual a origem do espiritismo?


O espiritismo surgiu no século 19, na França, após vários estudos e um profundo trabalho de investigação. Análises estas que foram feitas por Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde usaria o pseudônimo de “Allan Kardec”.


Origem do espiritismo


Inicialmente, vamos falar de como Kardec ficou sabendo dos fenômenos das chamadas mesas girantes.


Um certo dia, andando pelas ruas de Paris, o professor e autor Hippolyte Léon, encontrou-se com um amigo que lhe descreveu uma série de fenômenos que chamavam a atenção na Europa. E que supostamente seriam provocados pela ação direta de espíritos.


Embora estivesse descrente com essas informações. Hippolyte León, estava curioso, por isso, começou a frequentar algumas reuniões. Onde observou mesas e outros objetos ganharem movimentos sem a ajuda de qualquer pessoa ou qualquer mecanismo especial. Vale destacar que o caso das Irmãs Fox que marcou os primeiros fenômenos do espiritismo.


Rivail, não aceitou de imediato esses fenômenos, mas estava disposto a entendê-los. A partir disso, passou a estudá-los e após muita leitura, análise, Rivail concluiu que esses fenômenos possuíam origem inteligente e que eram provocados por seres humanos que habitaram a terra. Assim sendo, Kardec os identificou como “Espíritos dos homens”, que haviam morrido.


A partir deste momento, o professor Rivail, fez diversas perguntas aos Espíritos, analisou as respostas, comparou-as e as codificou, tudo feito sempre com o crivo da razão.


Por fim, assim teve origem o espiritismo. E sua primeira obra foi “O Livro dos Espíritos”, lançada em 1857, seguido pelo:


O Livro dos Médiuns (1861)


O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)


O Céu e o inferno (1865)


A Gênese (1868)


Origem do espiritismo e o pseudônimo “Allan Kardec”


A saber, seu pseudônimo surgiu após uma sessão, onde ouviu de um médium que ele já fora um celta chamado Allan Kardec.


O médium disse ainda que, ele deveria reunir os ensinamentos, as conclusões dos últimos séculos em uma doutrina que propagasse os ensinamentos de Cristo e trouxesse alívio para os corações dos homens.


Em síntese, lembre-se que a doutrina espírita codificada por Allan Kardec, tem caráter científico, filosófico e religioso. E a proposta esta expressa em uma das máximas de Kardec, presente na obra A Gênese, que diz:


O espiritismo, marchando com o progresso, jamais será ultrapassado porque, se novas descobertas demonstrassem estar em erro sobre um certo ponto. Ele se modificaria sobre esse ponto; se uma nova verdade se revelar, ele a aceitará”.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se


*O livro "O Evangelho de Paulo" faz parte da seleção de Março/19. Veja seleção completa do mês atual no site.

Fonte: RBN


344 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page