Tópicos

A Preguiça na Visão Espírita


Por: Fernanda Machado


Prezados leitores, podemos definir preguiça como um estado de prostração, sinônimo de ociosidade, que pode derivar de uma origem orgânica ou psicológica. No século IV, o francês São João Cassiano (teólogo cristão da época) juntamente com o papa Gregório Magno criou os sete pecados capitais, dentre os quais está a preguiça. Desde então, esses ensinamentos são constantes na Igreja Católica.


Trazendo esse pensamento para a Doutrina Espírita, podemos concordar com nossos irmãos católicos no sentido de que, ao nos entregarmos à preguiça, deixamos de utilizar nosso tempo para fazer algo útil em prol do próximo e de nós mesmos. Aprofundando ainda mais esse pensamento: uma vida de ociosidade não contribui para nossa evolução espiritual.


Se Deus nos propusesse um minuto de trabalho em troca da felicidade eterna, com certeza todos nós aceitaríamos. Ora, o que é uma vida corpórea em relação a uma eternidade de existência? É um minuto, um segundo. E quanto antes trabalharmos e nos esforçarmos, mais cedo conquistaremos a verdadeira felicidade. Sendo assim, uma vida de labor nos aproxima do genuíno bem-estar, enquanto que a preguiça caminha em sentido oposto.


Em “O Livro dos Espíritos” aprendemos que toda ocupação útil é um trabalho. Portanto, quando cuidamos de um doente, estamos trabalhando. Aperfeiçoar a inteligência (a nossa e a do nosso próximo) também é trabalho A criança mais velha que ensina a matéria da lição de casa para a mais nova, está trabalhando. A mais nova que dá de beber ao gatinho de estimação, também trabalha. Até o bebê que suga o leite no peito materno, trabalha para a sua própria conservação, para que se fortaleça e cresça, podendo no futuro trabalhar de outras formas.


Nos mundos superiores, o trabalho é menos material, uma vez que a necessidade dos que ali habitam não é material. Mas ainda assim, ele continua existindo, pois sua ausência não seria motivo de alegria, mas sim suplício. Os momentos de preguiça não são almejados pelos espíritos mais evoluídos. Como exemplo, temos muitos: Jesus, Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Chico Xavier, etc. Todos eles utilizaram de todo o tempo disponível para praticar a caridade e serem úteis de variadas formas.


Portanto, quando estamos de pernas pro ar num dia de domingo, e um faminto bate à nossa porta pedindo alimento, será que temos o direito de reclamar, julgando sermos incomodados em nosso tão merecido sossego? A resposta revela-se óbvia: não.


E ousamos observar ainda outro ponto: a quem mais possui bens materiais e que, por este motivo, não precisa ser mão de obra em nenhum serviço profissional, mais deve ser útil a seus semelhantes, pois possui mais tempo livre para tanto.

Deixar os dias, meses e anos passarem preguiçosamente, à espera de uma salvação milagrosa para nossa alma, é perda de tempo. A vida não acaba com a morte do corpo material. A evolução, a caridade, o trabalho e a reforma íntima são o caminho, e a reencarnação é subsídio para isso.


Que possamos absorver e praticar os ensinamentos de Jesus e seus discípulos, sem esmorecer e nunca com preguiça.

Que a paz de Jesus esteja e permaneça convosco hoje e sempre!


==========

Referências:

BERNARDI, Ricardo Di. É a Reencarnação um Estímulo à Preguiça? Disponível em: http://bvespirita.com/E%20a%20Reencarnacao%20um%20Estimulo%20a%20Preguica!%20(Dr%20Ricardo%20Di%20Bernardi).pdf Acesso em: 31 ago 2019.

KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. FEB, Rio de Janeiro. Edição em formato digital.

KARDEC, Allan. O Livro dos espíritos. FEB, Rio de Janeiro. Edição em formato digital.

Como surgiram os 7 Pecados Capitais? Quais são? Como evitá-los? Disponível em: https://www.astrocentro.com.br/blog/pecados/sete-pecados-capitais/ Acesso em: 31 ago 2019.


------------

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita