Tópicos

Psicosfera - Meio Ambiente Espiritual


Elaine Lopes


Inicio esse texto trazendo para vocês o significado do termo “Psicosfera”, para que assim possam se familiarizar mais com o tema aqui proposto. No dicionário informal, encontramos a seguinte definição: “Psicosfera vem do grego e é um termo muito usado pelo espiritismo. Significa atmosfera psíquica, ou seja, é um campo de emanações eletromagnéticas que envolvem o ser humano. Psicosfera é nosso meio ambiente espiritual”. (PSICOSFERA, 2020).


No livro de André Trigueiro (TRIGUEIRO, 2020), “A Força do Um”, o autor nos informa que:


“Todos os seres dos diferentes reinos da natureza vibram numa determinada freqüência e emanam uma energia. Essa vibração define a qualidade do campo eletromagnético de cada criatura. Isso vale para os vegetais, para os animais e para espécie humana. A Psicosfera seria a expressão energética de cada ser, manifestada por sua cor, luminosidade, textura e odor, que só seriam perceptíveis no plano astral. Todos esses ingredientes seriam determinados pela intensidade dos nossos pensamentos e pela frequência dos nossos sentimentos”.


Mas de que maneira se forma a Psicosfera?


No livro de Therezinha Oliveira, "Iniciação ao Espiritismo" (OLIVEIRA, 2012), a autora assim expõe:


“Que com seus sentimentos e pensamentos habituais, o Espírito (encarnado ou não) influi sobre os fluidos do seu perispírito e lhes dá características próprias. Como emana constantemente esses fluidos, que o acompanham em todos seus movimentos, fica envolto neles, formando sua Aura, que Kardec chama de ‘Atmosfera Individual’”.


Sendo assim, nossa Aura, contaminada com fluidos de ambientes, pessoas, pensamentos e sentimentos, acaba sendo influenciada para o bem ou para o mal, sendo muito comprometida, trazendo para nós várias situações ruins ou boas ao longo da nossa vida.


A Psicosfera assemelha-se muito ao meio ambiente em que vivemos, por isso é chamada por muitos estudiosos espíritas de Meio Ambiente Espiritual. Assim como temos o dever de cuidar de nosso meio ambiente terreno, para termos uma boa convivência e assim vivermos bem, também devemos cuidar, com o mesmo afinco, do nosso Meio Ambiente Espiritual, devendo deixá-lo sempre limpo e bem cuidado, mantendo-se longe de pensamentos e sentimentos que muitas vezes sabemos ser maléficos para nós.


Falando um pouco mais de pensamentos e como ele interfere na nossa Psicosfera, no livro, “O Pensamento de Emmanuel”, psicografado por Martins Peralva (PERALVA, 2016), Emmanuel relata:


“O bom pensamento — pensamento de amor e solidariedade, de elevação e pureza — influencia não só do ponto de vista psíquico, como do físico, o mal pensamento —pensamento de ódio e rancor, de inveja e despeito — produz as mais desagradáveis impressões, em conseqüência de cargas magnéticas que o destinatário recolhe, sente, mas, via de regra, desconhece a procedência”.


Ainda devemos lembrar que Allan Kardec, em “O Livro dos Espíritos”, na pergunta 459, questiona os Espíritos:


“Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?


— Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque, muito frequentemente, são eles que vos dirigem”.


Tendo em vista que, na maioria das vezes, somos influenciados por Espíritos à nossa volta, qual é a nossa parcela de envolvimento com relação a essa questão? Estamos fazendo nossa parte da melhor maneira possível ou estamos contribuindo para deixar nossa Psicosfera ainda mais contaminada?

Dito isto, listo abaixo algumas situações que contribuem imensamente para uma Psicosfera ruim:


1. MEDO: nos paralisa, nos impede de progredir e de seguir em frente, e nos impede também de acreditar em Deus e de ter fé;


2. CULPA: quando nos punimos, estamos assim abrindo a porta para Espíritos obsessores que se felicitam em nos ver tristes e melancólicos. A culpa faz com que nos sintamos devedores, achando que devemos pagar eternamente pelos erros e que devemos sofrer;


3. RECLAMAÇÕES: nos tornam ímãs, atraindo tudo o que lamentamos para nossa vida.


Listarei agora atitudes que os ajudarão a manter a Psicosfera limpa, fazendo, assim, dia após dia, a assepsia do Meio Ambiente Espiritual:


1. A PRECE: nos mantém firmes e fortes no propósito do bem, nos dá forças para seguir adiante, nos deixando conectados aos bons Espíritos;


2. O PASSE: faz com que entremos na Psicosfera dos bons Espíritos, recebendo, assim, as energias benéficas, renovando nossos sentimentos e pensamentos;


3. SELECIONAR programas de TV, livros que iremos ler, músicas que iremos ouvir e lugares onde estaremos frequentando.


Deixo aqui para vocês um trecho do livro “Rotina”, psicografado por José Tadeu (SILVA, 2016), no qual o Espírito Lázaro diz:


“Se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelas fraquezas do teu próprio espírito, tenha fé e confiança para que Deus então compadeça de tua alma, renovando tua mente e teu coração, livrando-te desses pensamentos e sentimentos inúteis, malévolos e imprestáveis, conquistando, assim, uma vida de mais saúde, paz e prosperidade”.



REFERÊNCIAS:

OLIVEIRA, Therezinha. Iniciação ao Espiritismo . 14.ed. Campinas: Editora Allan Kardec, 2012.

PERALVA,Martins.O Pensamento de Emmanuel. 9.ed. Brasília: FEB, 2016.

PSICOSFERA. Dicionário inFormal. Disponível em: https://www.dicionarioinformal.com.br/psicosfera/. Acesso em 27 dez. 2020.

SILVA, José Tadeu. Rotina. Espírito Lázaro; psicografado por José Tadeu Silva. 1.ed. Araxá: Casa do Caminho, 2016.

TRIGUEIRO, André. A Força do Um. Catanduva: Infinda, 2020.

Postagens Recentes
Postagens Populares