top of page
Tópicos

Reforma Íntima Sob o Olhar de Uma Jovem Espírita


Cíntia Afonso

O espírita constantemente se vê atrelado à ideia de Reforma Íntima. É uma meta subjetiva na vida de cada um de nós, pois abrange aprimoramento individual no que tange ao comportamento, ideias e emoções. Desde o momento em que o indivíduo se percebe comprometido com a Doutrina do Cristo, assume a Reforma, ainda que não lhe dê este nome, pois não há um só lugar onde haja a presença do Cristo que não tenha mudado, e isso se aplica aos nossos corações.


Melhorar nosso interior, de modo que possamos perceber em cada momento uma oportunidade de crescimento, é ter boa vontade. Apreciar até mesmo os tempos difíceis, na certeza de que deles nascerá um vencedor, é a mais perfeita esperança. Boa vontade consigo mesmo é compreender a posição de humilde aprendiz nessa jornada atribulada que é a vida terrena. Somos ainda tal qual crianças que desejam saber os porquês sobre tudo. Confiar na Justiça divina, que é da Lei, já é uma boa maneira de começar.


Para que não nos percamos sob o véu da prepotência, precisamos ter disciplina, orar e vigiar, como nos precaveu o Mestre. É necessário que o estudo seja para nós como o ar é para os pulmões, essencial e diário. Estaremos lapidando, ainda que lentamente, nosso Espírito, contribuindo para nosso próprio progresso intelecto-moral e criando uma atmosfera que irá atrair boas companhias espirituais. Espíritas, instruí-vos.


Para que seja efetivo, é fundamental fazer com que as sementes adquiridas através do estudo sejam semeadas em bom solo. Não há nada mais fértil do que o solo da caridade. Onde se planta, tudo dá. A colheita, que é natural, não se traduz em prazeres fugazes, mas na alegria de se sentir útil. Plante gentileza e colherá amigos. Não há nada mais prazeroso do que sentir-se em unidade com o Todo, com a humanidade. Ser, de fato, um irmão. Só não podemos esquecer da máxima: “Quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”.


E quanto ao amor? O amor é o ponto de convergência de todas as virtudes. Deus é amor e nós estamos caminhando em direção à Ele. Pode ser que a caminhada seja árdua, nosso fardo pode pesar, mas devemos erguer os olhos para o céu e, gratos pela vida, seguir em frente, confiando que esse Amor pode tudo curar. Espíritas, amai-vos.


Reforma íntima não é tarefa que se conclui da noite para o dia. É um contínuo de perseverança e fé ao longo dos milênios. Não se trata de um pacote fechado que contenha todas as virtudes necessárias. É muito maior. A cada dia, uma conquista. Hoje você não vai mais fingir que não viu seu amigo que precisava de uma conversa. Amanhã você vai ensinar o Evangelho para uma criança. Quem sabe depois de amanhã você não sinta um profundo desejo de contribuir com causas maiores, além das suas próprias? Não vamos sentir que estamos “prontos”, mas vamos nos sentir mais preenchidos, digamos, por uma Luz que é tão forte, tão benevolente, que precisa ser compartilhada. A reforma íntima é, acima de tudo, a construção dos verdadeiros soldados do Cristo.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.


*O livro "Seja Feliz - Diga não a Depressão" faz parte da seleção de Maio/19. Veja seleção completa do mês atual no site.



218 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page