top of page
Tópicos

Considerações sobre a Reforma Trabalhista



Nesta semana foi aprovada no Senado Federal a Reforma Trabalhista, aonde alguns pontos da lei são alterados. Com isso, muitos companheiros nos solicitam um esclarecimento sob a ótica espiritual da Reforma, até porque somos diz a literatura espírita: "A sociedade espirita não é palco de propaganda nem fenômenos, e sim estudo e obras assistenciais.".


Claro que podemos debater todos os temas, mas não podemos esperar respostas prontas dos espíritos, precisamos raciocinar e chegarmos as nossas próprias conclusões.


Sobre isso, nós esclarecemos a vocês que os Espíritos não se manifestam sobre temas do cotidiano de forma tão direta como alguns de vocês pensam, por isso não existe uma "visão espírita da reforma trabalhista", então é complicado analisar o tema sob uma ótica espiritual.


A gente compreende que muitos consideram que serão prejudicados, outros consideram que serão beneficiados e que para outros nada vai mudar. Independente do que aconteça , precisamos nos manter serenos e equilibrados.


Não podemos generalizar falando que vai ou não prejudicar o trabalhador, pois isso depende muito do local de trabalho. Nós só podemos falar por nós, assim como vocês só podem falar por vocês, pois cada realidade é uma realidade e nem todos possem as mesmas oportunidades de trabalho e emprego. Além disso, não podemos vitimizar o trabalhador e demonizar o empregador, pois não podemos ser radicais. Nenhum radicalismo é saudável.


Mesmo que para nós aqui em nosso trabalho nada mude e que não tenhamos alterações que nos prejudicarão, pois acima da questão empregador-empregado, temos uma relação fraternal, cristã e de respeito entre todos os nossos colaboradores (sem deixar de lado os direitos que ambos os lados possuem, levamos também em conta a vivência evangélica nas relações de trabalho), sabemos bem que no mundo afora a realidade não é assim, muito pelo contrário, e que com isso vai ter local de trabalho que vai mudar as regras para com os funcionários e poderá prejudicar. Com relação a isso, não podemos fazer nada diretamente, mas lamentamos caso ocorra.


Desejamos, e acreditamos ser também o desejo de cada um de vocês trabalhadores, que chegue o dia em que todos serão tratados com igualdade e respeito independente de hierarquia, não apenas no trabalho, mas também no dia a dia da vida cotidiana. Somos todos iguais.


Lembrem-se de uma coisa: as leis humanas são modificáveis e apenas as Leis de Deus são eternas e imutáveis. Tudo passa e tudo tem um motivo maior, que as vezes não conseguimos entender, mas que nos farão evoluir, seja pelo amor ou pela dor.

761 visualizações

Kommentare


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page