top of page
Tópicos

Resistência à Mudança Interior


Carlos Alexandre


Na busca pela evolução espiritual, confrontamo-nos com um desafio crucial: a resistência e a necessidade da transformação interior. Nesta reflexão, fundamentada nos ensinamentos da Doutrina Espírita, exploraremos os motivos por trás dessa resistência, as dificuldades enfrentadas na reforma íntima e como superar o desânimo e a tentação de desistir.

 

Somos Seres Imortais em constante evolução. Contudo, nossa ligação aos velhos costumes terrenos representa um entrave nessa jornada. Apegamo-nos a padrões de comportamento, pensamentos e sentimentos arraigados, dificultando a assimilação de novos aprendizados e a transformação espiritual.

 

Segundo Kardec, compreendemos que a vida material é apenas uma fase transitória de nossa existência, e que devemos desapegar-nos dos valores efêmeros para nos sintonizarmos com as realidades espirituais mais elevadas. O desapego aos velhos costumes é, portanto, essencial para o nosso progresso espiritual (KARDEC, 2022, p.17 ).

 

A reforma íntima, como preconizada pela Doutrina Espírita, é um processo contínuo de autotransformação baseado na análise de nossos pensamentos, sentimentos e ações. No entanto, enfrentamos diversos obstáculos nesse caminho.

 

O principal desafio reside no enfrentamento do ego que nos impulsiona a manter padrões de comportamento egoístas e prejudiciais. A vaidade, o orgulho e o apego ao poder são manifestações do ego que dificultam a reforma íntima. Através da autoanálise e da prática da humildade, podemos gradualmente superar essas barreiras.

 

Além disso, somos confrontados com a resistência da sociedade e de nossos pares ao nosso redor. Aqueles que buscam a reforma íntima muitas vezes são incompreendidos e até mesmo ridicularizados. No entanto, a firmeza de propósito e a confiança nos Princípios Espíritas nos auxiliam a perseverar nesse caminho (OLIVEIRA, 2007, p.130).


O processo de mudança interior pode ser longo e árduo, e é comum enfrentarmos momentos de desânimo e tentação de desistir. No entanto, a Doutrina Espírita nos oferece consolação e orientação nesses momentos difíceis.

 

A compreensão da Lei de Causa e Efeito nos ensina que cada esforço na direção da reforma íntima produzirá resultados positivos no futuro. Assim, mesmo quando parece que estamos estagnados ou retrocedendo, devemos continuar firmes em nossa jornada espiritual, confiantes de que estamos plantando sementes para o nosso crescimento futuro.

 

Para superar a resistência à mudança interior, é fundamental cultivarmos a fé e a confiança nos Princípios Espíritas. Allan Kardec nos ensinou que a reforma íntima é um processo gradual e contínuo, e que cada pequeno esforço na direção do bem contribui para o nosso progresso espiritual (KARDEC, 2022 p.163).

 

Além disso, a prática da caridade e do amor ao próximo nos ajuda a transcender o egoísmo e a vaidade, abrindo espaço para a transformação interior. Ao vivermos segundo os Princípios Espíritas, nos tornamos agentes de mudança positiva em nossa própria vida e na vida daqueles ao nosso redor

 

Em resumo, a resistência à mudança interior é um desafio universal que todos os buscadores espirituais eventualmente enfrentam em sua caminhada rumo à evolução. Este obstáculo, entretanto, pode ser transposto mediante uma profunda assimilação dos ensinamentos da Doutrina Espírita e da aplicação diligente dos Princípios Espíritas em nossas vidas cotidianas. Ao nos comprometermos com esse processo de autoaperfeiçoamento, abrimos as portas para uma jornada de descobertas íntimas e crescimento espiritual, enriquecendo não só nossas próprias vidas, mas também contribuindo para o progresso espiritual coletivo da Humanidade (OLIVEIRA, 2007, p.28).

 

============

Referências:

 

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 1ª Edição. – Campos dos Goytacazes/RJ, 2022. Letra Espírita.

 

OLIVEIRA, Wanderley Soares. Reforma Íntima Sem Martírio. 22ª Edição. Belo Horizonte/MG, 2007. DUFAUX.



48 visualizações

Comments


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page