top of page
Tópicos

Tatuagem na Visão Espírita


Nandra Laura


A tatuagem é um tema polêmico no que se refere à religião. O Espiritismo como doutrina filosófica nos convida à reflexão acerca do tema e a nos despirmos de preconceitos para a devida análise.


Um dos motivos para tratar a tatuagem como um ponto desfavorável está na Bíblia, na parte do Antigo Testamento, no livro de Levítico capítulo 19, versículo 28 onde se diz: “nem façam tatuagem em vocês”. Moisés ordenou ao povo hebreu para que não se tatuasse com o fim de separar o povo de Deus que teria acesso à terra prometida.

 

Fazer ou não fazer uma tatuagem? A decisão começa no campo das ideias. Por que fazer uma tatuagem? Qual desenho? Será que um dia vou me arrepender? Será que o motivo é estar na moda? Depois do desencarne serei condenado? Uma tatuagem é passaporte para as zonas umbralinas?

 

O livre-arbítrio está explicado em O Livro dos Espíritos, no capítulo X, “A Lei de Liberdade” e contempla a pergunta 843 – Tem o homem o livre-arbítrio de seus atos? Pis que tem a liberdade de pensar, tem igualmente a de obrar. Sem o livre-arbítrio, o homem seria uma máquina”. (Kardec, 202, p. 302).

 

À título de exemplo: uma mãe que faz uma tatuagem com o nome do filho, e algum tempo ela vem a desencarnar, é justo condená-la às zonas espirituais infelizes?

 

A forte emoção materna fez com que ela decidisse expressar esse amor além da declaração verbal; para ela não basta apenas dizer eu te amo. Ela considera a tatuagem uma declaração do seu amor e em nome dele decidiu registrar na pele.

 

Quem é digno de julgá-la? É mister recordar o ensinamento de Jesus contido no Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículo 1: “não Julgueis, para que não sejais julgados”. Nesse tópico, o Mestre Nazareno recomenda indulgência e que antes de condenar o erro do outro, olhemos também para o nosso.

 

Ratificar esse pensamento é uma atitude preconceituosa. É carimbar um selo espiritual de “céu e inferno”.  Reduzir as pessoas como boas ou más segundo as tatuagens que carregam não é o caminho do meio.

 

Ademais, o fato de uma mãe tatuar o nome do filho não lhe confere o título de melhor mãe do mundo. Logo, o que é uma boa mãe? O Livro dos Espíritos sana essa dúvida na resposta da questão 208: “Pois bem, os Espíritos doa pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa”. (KARDEC, 2022, p. 114). Uma boa mãe é aquela que o auxilia em seu progresso e o coloca no caminho do bem.




Não será uma tatuagem que nos condenará, serão pelas nossas obras que seremos reconhecidos como cristãos. Se formos caridosos, amorosos e seguidores das pegadas de Jesus estaremos mais perto do Reino dos Céus. Lembremos que Jesus não fazia distinção de pessoas, atendia leprosos, sentou-se à mesa com um fariseu e foi crucificado entre dois ladrões.

 

Deus espera muito mais de nós. O Pai Celestial aguarda o nosso progresso moral para que saiamos desse mundo de provas e expiações a caminho do mundo de regeneração na esperança da aurora do mundo celeste.

 

==========

Referências:

 

BIBLE, Levítico 19:28. Disponível em:  https://www.bibliaon.com/versiculo/levitico_19_28/. Acesso em 15 de setembro de 2023 às 15:38.

 

____, Mateus 7:1. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/7/1-5. Acesso em 15 de setembro de 2023 às 15:52.

 

KARDEC, Allan. Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes, RJ: Editora Letra Espírita. 2022.




1.394 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves