Tópicos

Um Presente de Amor - Resenha


Luana Oliveira


Roberto de Carvalho é um renomado autor espírita, possuindo inúmeras obras próprias e mediúnicas publicadas, sendo ele natural de Liberdade, Estado de Minas Gerais, atualmente residente em São Paulo. É membro da Academia Guanabarina de Letras, do Ateneu Angrense de Letras e Artes e da Academia de Letras da Grande São Paulo, ocupante da cadeira 29 – Patrono Humberto de Campos. A obra Um presente de amor é composta de 192 páginas, divididas em 20 capítulos, lançamento do mês de junho da Editora Letra Espírita.


O autor nos apresenta a uma linda história de amor e amizade verdadeira entre o jovem Rick/Raoni e seu amigo, Thor, um beagle, laço esse capaz de atravessar o poder implacável do tempo e do véu do esquecimento. Rick ganha o pequeno Thor de presente de aniversário, e a conexão entre ambos é instantânea, trazendo alegria ao jovem que passava por diversos problemas, principalmente com seu pai, Andrei. Pai e filho mal se falavam, e foi com o novo amigo que o garoto descobriu novos sentimentos e um novo sentido para a vida, e imensa alegria; tornaram-se amigos fiéis e inseparáveis.


Em determinado dia, seus pais foram avisados de que Rick sofrera grave acidente, fazendo com que ficasse em coma por um curto período de tempo no plano físico. Porém, diante de uma transformadora experiência no mundo Espiritual, Rick se reconheceu como Raoni, vivendo em uma aldeia, ao lado de seu amigo Thor, que era forte e implacável, descobrindo também um amor além da amizade ao lado de Tawani, e a lealdade para com o seu povo. Ao despertar, Rick sofre com ausência da existência à qual teve o merecimento de retornar para que pudesse entender várias questões, principalmente a difícil relação com o seu pai. Cada capítulo é iniciado com uma questão/informação de alguma obra de Allan Kardec, algo de que gostei muito, pois sempre que leio uma obra Espírita procuro relacionar dessa forma. A história é envolvente e transborda amor, e acredito que quem já tenha perdido um grande amigo de quatro patas encontra nessas páginas uma esperança pelo reencontro. A história é fictícia, mas sabemos que as conexões são reais, e, assim, nos atraímos e nos reencontramos, pela nossa afinidade, no tempo certo.


Rick reencontrou seu amigo por meio da adoção. Estima-se que existam, no país, cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados, sendo boa parte distribuída em abrigos, esperando por um grande reencontro (MARCHINA, 2021). Assim como Thor, algum amigo pode estar esperando para reencontrar você, e, ainda que não seja com base nessa expectativa, adotar é um ato de caridade e amor.

MARCHINA, André Gonçalves. Abandono de animais bate recorde na pandemia e o problema não é só brasileiro. UOL, 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/colunas/colunadoveterinario/2021/03/11/abandono-de-animais-bate-recorde-na-pandemia-eproblema-nao-e-so-brasileiro.htm#:~:text=O%20problema%20do%20abandono%20de,de%20c%C3%A3es%20abandonados%20no%20pa%C3%ADs. Acesso em: 19 de set. de 2021.

71 visualizações
Postagens Recentes