top of page
Tópicos

Vícios na Visão Espírita


Nandra Laura


O Espiritismo é a Doutrina Consoladora prometida por Jesus e neste artigo vamos abordar alguns pontos acerca dos vícios.

O Evangelho de Lucas, no capítulo 21, versículos 34-35, revela: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente como um laço."


O primeiro ponto a ser considerado é meditar sobre a passagem, quando Jesus diz “acautelai-vos”. Acautelar, segundo o dicionário Michaelis é pôr (-se) de sobreaviso contra um perigo, uma ocorrência desagradável etc.; prevenir (-se), precaver (-se), prevenir (alguém) com relação a algo.


Nesta passagem, o Rabi aconselha-nos a nos afastarmos destas situações porque elas nos trarão desfechos negativos. Jesus não se comporta como um inquisidor, não aponta o dedo e nem condena. O Mestre atua no papel de irmão mais velho ou o Irmão Maior, recomendando que, ao optar por uma destas ocorrências, não será possível ser feliz.


O coração sobrecarregado não é unicamente o órgão do corpo humano, mas, também, nosso íntimo, nosso emocional, porque há consequências visíveis ou não. Quando se é dominado pelos vícios, a cegueira espiritual domina, e só quem convive com um viciado a enxerga.


Um segundo ponto a ser salientado é que o vício não está no planejamento reencarnatório. Como conceber que alguém reencarne com o objetivo de causar mal a si e ao seu próximo? Isto vai contra o ensinamento de Jesus para “amareis vosso próximo como a vós mesmos” (KARDEC, 2008, p.109). Logo, é uma prova ou expiação tanto para o viciado, como para a família.


Os vícios podem ser oriundos de encarnações passadas já que nossas experiências ficam gravadas no perispírito. Mas, estaria o ser humano eternamente condenado a ser um viciado? A questão 909 de “O Livro dos Espíritos” questiona se o Homem pode sempre vencer suas más tendências pelos seus esforços, e a resposta é: “Sim, e frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços” (KARDEC, 2022, p. 325).


A obra espírita “Prisioneiro da Escuridão” de Rossano Sobrinho, contempla a história envolvente do próprio autor com seu colega de trabalho, Marcos, depressivo e viciado em álcool e tabagismo. Esta obra traz instruções valiosas com base em lições espíritas e também científicas sobre os vícios (SOBRINHO, 2022).


O ser humano se encarcera porque existe uma batalha entre o corpo e o Espírito. Sobrinho explica que quando o corpo domina o Espírito, é ladeira abaixo, daí a prioridade de se reeducar espiritualmente, buscando ensinamentos de Jesus, a meditação, o autoconhecimento e a reforma íntima, todos aliados ao tratamento terapêutico com devido acompanhamento médico (SOBRINHO, 2022).


Um último ponto a ser considerado é que o vício pode levar a um lento suicídio. Existe um equívoco a respeito do livre-arbítrio, pois o ser humano confunde a liberdade de pensar e agir com decisões equivocadas, esquecendo-se das consequências. Escolhe viver sem limites, mas não aceita as Leis Divinas que regem o Universo. Semeiam sorrindo, porém colhem chorando.


Logo, a visão do Espiritismo no que tange aos vícios é que o ser humano, por ser um Espírito imperfeito, traz consigo algumas inclinações negativas, porém nunca está desamparado. Ao rogar auxílio à Espiritualidade por meio da prece, vem o primeiro socorro.


Quando o ser humano se aproxima de Deus, Sua bondade infinita e pura misericórdia abraçam o filho que implora por ajuda. Jesus disse que nenhuma de suas ovelhas ficaria para trás. O compromisso que o viciado necessita realizar é o tratamento terapêutico, já que o Mestre legou essa máxima: “ajuda-te, que o Céu te ajudará” (KARDEC, 2008, p. 220).


==========

Referências:


BIBLE. Lucas 21: 34, 34-36. Disponível em: https://www.bible.com/pt/bible/1608/LUK.21.34,34-36.ARA. Acesso em 15 de agosto de 2023, às 16:19.


DICIONÁRIO MICHAELIS. Acautelar. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/busca?id=ZNx9. Acesso em 12 de agosto de 2023 às 17:19.


KARDEC, Allan. Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. 2022. Campos dos Goytacazes: Editora Letra Espírita.


KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, tradução de Salvador Gentile, revisão de Elias Barbosa. Araras, SP, IDE, 349ª edição, 2008. 288 p.


SOBRINHO, Rossano. Prisioneiro da Escuridão. 1ª edição mai. 2022 – Campos Goytacazes – RJ: Editora Letra Espírita. 256 p.



795 visualizações

コメント


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page